Centro de monitoramento da defesa civil será ampliado

Defesa Civil: Centro de monitoramento será ampliado
Brasília  O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, vai ampliar e modernizar o sistema de monitoramento e comunicação com as defesas civis de todo o país, visando uma ação mais rápida em casos de desastres naturais.
O Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastre (Cenad), hoje instalado na sede do Ministério, em Brasília (Bloco E da Esplanada), vai mudar de endereço até o início de dezembro. O prédio, de 600 m², fica no Setor Policial Sul  Área 5, onde atualmente funciona o Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia.
Com investimento inicial de 50 milhões de reais, o novo Cenad será equipado com tecnologia de ponta para subsidiar o planejamento, execução, controle e logística. A novidade foi anunciada na Câmara dos Deputados pelo ministro Fernando Bezerra Coelho durante audiência pública na Comissão Especial de Catástrofes Climáticas, nesta quarta-feira (17/8).
O objetivo do novo Cenad é reforçar, orientar e integrar ainda mais os trabalhos das equipes de defesa civil nos estados e municípios, ampliando a capacidade de alerta para que a população possa se proteger, mitigando as perdas materiais e de vidas humanas, explicou o ministro Fernando Bezerra Coelho.
O trabalho da Secretaria Nacional de Defesa Civil deverá contar com o apoio de mais de 60 especialistas em diferentes áreas, como geologia, meteorologia, hidrologia e assistência social.
O novo Cenad vai receber todas as informações de clima e tempo fornecidas pelo centro que está sendo implantado em Cachoeira Paulista (SP), pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Em junho de 2012 deverá ser concluída a 2ª fase do projeto, que prevê a implantação dos Sistemas de Gestão de Desastres.

FONTE: DEFESA CIVIL NACIONAL   www.defesacivil.gov.br