Padronização das calçadas na Via II debatida na Câmara de Vereadores de Montenegro



Padronização das calçadas na Via II debatida na Câmara


Ações concretas visando padronizar calçadas da Avenida Júlio Renner (Via II) começaram a ser discutidas na Câmara. Na manhã de quinta (7), por mais de duas horas, o assunto foi tratado com representantes da Prefeitura, atendendo Requerimento do Vereador Roberto Braatz (PDT) aprovado por todos os vereadores. Ele propõe alterações visando melhorar o aspecto da via, uma das principais entradas da cidade.

Além do pedetista, participaram o Presidente da Câmara, Vereador Ari Müller (PDT), o Vice-Prefeito Marcos Griebeler (PP), a Secretária de Obras Públicas Karina Daudt, o Chefe de Gabinete Marcelo Silva e o diretor de Turismo, Ataulfo Escher.

O Vereador defende que a Avenida tenha um aspecto melhor, iniciando pela padronização das calçadas o que, segundo ele, traria maior conforto, segurança e beleza. Disse que em 2009 apresentou Indicação neste sentido. Manifestou-se preocupado com as constantes multas e notificações devido à não existência de calçada em frente às casas. Em sua opinião, a Prefeitura precisa dar o exemplo. “Não posso exigir que o morador construa o passeio se em áreas do Município não tem calçada. Primeiro dou o exemplo, depois sim eu cobro”, enfatizou.

Griebeler classificou como interessante o início da discussão sobre o tema. Revelou que na noite anterior percorreu a Avenida, para o que qualificou de um “exercício de imaginação”. No entanto, se mostrou cauteloso, observando que neste momento é impossível pensar numa obra deste porte. “Uma discussão e planejamento são necessárias. O tema levantado pelo Vereador Braatz não pode se perder”, frisou.

Na sua opinião, há questões mais imediatas a serem solucionadas, como as que envolvem o Arroio São Miguel e o Morro São João, além de obras em trinta ruas da cidade que, segundo ele, serão realizadas nos próximos meses. A Secretária de Obras revelou que no Projeto Cura, que teve sua execução iniciada em 1980 constava a padronização das calçadas e construção de ciclovia na Avenida Júlio Renner, a Via II.

O Vice-Prefeito assegurou que irá colocar na pauta da reunião dos Secretários do Município a questão das notificações e multas aos proprietários, devido à falta de calçadas. “Realmente, quando não tem calçada em área da Prefeitura é complicado cobrar que o proprietário também a construa”, ponderou, com apoio dos presentes.

O Vereador Ari Müller enfatizou as constantes reclamações da população quanto às calçadas chamadas de “tobogã”, construídas por particulares e proprietários de estabelecimentos comerciais. Citou caso na Rua Ramiro Barcelos em que pedestres, especialmente idosos e deficientes, têm dificuldades para transitar, correndo risco de acidente.


Ponte no Arroio São Miguel


No final da reunião, o Vice-Prefeito Marcos Griebeler oficializou a entrega do projeto do Executivo, de abertura de crédito especial de R$ 412.700,00 para a recuperação e construção de ponte no Arroio São Miguel, próximo à empresa Tanac. Deste total, R$ 12.700,00 servirá para contratação do responsável pelo projeto, contemplando a parte técnica e especificando o custo final da obra. Griebeler pediu esforços da Câmara, no sentido de acelerar sua votação.

Ao receber o texto o Presidente, Vereador Ari Müller (PDT) destacou que o Legislativo sempre tem feito a sua parte. “No que depender da Câmara e estando de acordo com o Regimento Interno o processo será agilizado, como ocorreu em situações anteriores”, assegurou.