ÔNIBUS ESPACIAL Atlantis POUSA NA CALIFÓRNIA


Atlantis pousa com sucesso e encerra era dos ônibus espaciais
O Atlantis pousou com sucesso na manhã desta quinta feira, informou a Nasa - a agência espacial americana. Após 13 dias de missão para abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS), a nave que encerra deve pousar em solo as 6h56 (de Brasília). Cerca de 50 veículos estão em solo para possíveis emergências

Em casos emergenciais, a base aérea Edwards, situada na Califórnia (costa oeste) está pronta como plano B. Durante o tempo que durou o programa espacial as bases aéreas espanholas de Zaragoza e Morón, assim como Istres, na França, operaram como pistas alternativas de emergência, embora nunca foi preciso recorrer a elas.

O comandante Chris Ferguson, o piloto Dough Hurley e os especialistas de missão Sandra Magnus e Rex Walheim compõem a tripulação da missão STS 135, que levou mais de 4 toneladas de provisões e equipes - incluindo mais de 1,1 toneladas de comida , que ajudarão a manter a ISS operando no próximo ano.

A ISS continuará operando até 2020 mas serão as naves russas Soyuz que vão levar astronautas ao complexo orbital até que os Estados Unidos tenham uma nave de substituição, cujo desenvolvimento a Nasa (agência espacial americana) delegou ao setor privado.
Fonte: Terra