O Seminário de Educação Fiscal no Auditório do Espaço Vida Unimed Montenegro

Seminário apresenta análises econômicas das finanças de Montenegro



Estudantes também apresentaram trabalhos sobre finanças do governo Federal, Estadual e outros municípios

A estrutura e o desempenho das finanças públicas de diferentes esferas de governo foram temas de um seminário que ocorreu no último sábado (02), no Auditório do Espaço Vida Unimed. O Seminário de Educação Fiscal - Estrutura e desempenho das finanças públicas Federal, Estadual do RS e de municípios do Vale do Caí contou com a presença de estudantes da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, que apresentaram trabalhos de conclusão da cadeira de Economia no Setor Público sobre Educação Fiscal.

Os alunos da disciplina realizaram análises econômicas de receita, despesa, crescimento e aplicação de recursos de um governo. Foram apresentados trabalhos sobre as finanças da União e do Rio Grande do Sul, bem como das cidades de São Vendelino, Tupandi, São Sebastião do Caí e Montenegro.

O vice-prefeito Marcos Griebeler encerrou o encontro. Ele destacou o aumento significativo da arrecadação do município. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é a maior receita, seguido do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), disse. Além disso, Griebeler também lembrou que o setor produtivo da cidade está em franca expansão, através de incentivos para a indústria, comércio e serviços.

O evento foi uma realização da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS - Disciplina de Economia do Setor Público, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), com o apoio das prefeituras de Montenegro, São Sebastião do Caí, Tupandi e São Vendelino; Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE/RS); Divisão de Interação com o Cidadão da Secretaria da Receita Federal do Brasil; e Controladoria Geral da União.