IX Conferência Municipal de Saúde de Montenegro 06/07/2011

IX Conferência Municipal de Saúde debate importância do SUS






Marcos Griebeler destacou investimentos na área da saúde



Visando reafirmar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde realizaram, durante o dia de hoje (06), a IX Conferência Municipal de Saúde. O evento, que ocorreu no Teatro Roberto Atayde Cardona, teve como tema "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro". Na conferência, também foram discutidas as políticas de saúde pública para os próximos dois anos na cidade. Logo na entrada do Teatro, os convidados eram recebidos pela banda marcial da Escola Adolfo Schüller. Entre os participantes, estavam representantes de diversos segmentos da sociedade ligados ao tema.



Em Montenegro, a conferência é realizada há 18 anos. Para a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eunice Fabrazil, é importante a participação da sociedade no debate destas questões. Conseguimos muitas conquistas na esfera municipal, mas ainda existem demandas junto aos governos federal e estadual, lamentou. A importância da qualificação e ampliação da atenção básica foi defendida pela secretária municipal da Saúde, Ana Maria Rodrigues. A atenção básica é a porta de entrada do SUS, disse. Ela também informou que em breve, o município estará nomeando servidores concursados para atendimento nos postos do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) da cidade. “Neste sentido, vamos consolidar a atenção básica, defendeu.



Em seu discurso, o vice-prefeito Marcos Griebeler lembrou os investimentos pelo município na área. Destinamos cerca de 20% da receita de impostos para a saúde, quando o mínimo, exigido por lei, é de 15%, enfatizou. Os investimentos realizados no Hospital Montenegro (HM), também foram lembrados. “Desde 2005, a Prefeitura de Montenegro já investiu cerca de R$ 17 milhões no HM, relatou. Mensalmente, são destinados mais de R$ 360 mil para a casa de saúde. Se não fosse pela Prefeitura, com certeza o HM já estaria fechado, finalizou.



Além de uma mesa redonda, na qual foram debatidos os temas Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS” e Gestão do SUS, o evento também contou com uma palestra sobre políticas de saúde na seguridade social, ministrada pelo palestrante Dr. Rogério Dornelles, médico do trabalho do FSST-RS (Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador do RS).



No final do encontro, foram eleitos 10 delegados que participarão da Conferência Estadual de Saúde, que será realizada em Tramandaí, de 1º a 4 de Setembro.