31º Encontro Municipal de Educação em Montenegro



Encontro mobiliza educadores da região





Coral Vozes realizou apresentação durante abertura do Encontro



Professor: O Protagonista da História. Este é o tema do 10º Encontro Nacional de Educação e 31º Encontro Municipal de Educação que iniciou na noite de ontem (20). No auditório do teatro Roberto Atayde Cardona, os educadores assistiram a palestra da Professora Doutora Maria Isabel da Cunha, além da apresentação do Coral Vozes.



Durante a abertura oficial, o secretário municipal de Educação e Cultura, Renato Kranz, defendeu a qualificação na gestão da educação. Esta questão será cada mais trabalhada em sala de aula, juntamente com os professores.



A importância da qualificação profissional dos educadores também foi defendida pelo Prefeito Percival de Oliveira. Ele lembrou os investimentos realizados pela Administração Municipal em cursos, seminários e atividades que auxiliam na prática da boa educação em sala de aula. Diariamente, confiamos aos professores a responsabilidade de educar os nossos filhos, contribuindo para que eles ajudem a formar uma sociedade melhor e mais justa, disse.



Atividades seguem até sexta-feira



Durante todo o dia de hoje (21), a parte prática das atividades aconteceu na EMEF Cinco de Maio, com a realização de relatos de experiências dos professores. Este trabalho está sendo acompanhado durante ano de 2011 por uma equipe de pesquisa em educação da UNISINOS, com análise reflexiva sobre os trabalhos desenvolvidos nas escolas municipais de Montenegro.



Amanhã (22), serão comemorados os 20 anos de Informática Educativa no município. No Teatro Roberto Atayde Cardona acontecem palestras e debates voltados para esta área. Uma retrospectiva está sendo preparada pela equipe de Informática da SMEC e em seguida um relato sobre o futuro da informática na Educação, seus desafios e mudanças de paradigmas com a implantação do Projeto UCA, um Computador por aluno.



Programação:

22/07 Sexta-feira (Teatro Roberto Atayde Cardona)

8 horas Relato: * Linha do Tempo 20 anos de Informática Educativa na Rede Municipal de Montenegro. Equipe de Informática das Escolas Municipais de Montenegro

8h50min * Escolha do Representante dos Professores no Conselho do FUNDEB

9 horas * Intervalo

9h30min * Palestra: Desafio Digital: o que muda com o laptop educacional ?

Palestrantes: * Cristina Maria Pescador - professora-pesquisadora que desenvolve atividades de formação e capacitação de professores para o uso de laptops educacionais no ambiente virtual e-proinfo para o Projeto UCA (Um Computador por aluno). Caxias do Sul

Rejane More Vice Diretora da EMEF Caldas Júnior *  Caxias do Sul

Sintian Schmith *  Coordenadora do NID Núcleo de Inclusão Digital) e UCA (Um Computador por Aluno) - Caxias do Sul