Encerramento do 31º Encontro Municipal de Educação de Montenegro


Debate sobre informática educativa encerra atividades do Encontro de Educação





Também foram comemorados os 20 anos da implantação da informática nas escolas municipais



O último dia do 10º Encontro Nacional de Educação e 31º Encontro Municipal de Educação, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) começou com uma homenagem aos 20 anos da implantação da informática educativa nas escolas municipais. Aos professores presentes hoje (22) no Teatro Roberto Atayde Cardona, foi apresentada uma linha do tempo, com depoimentos das pessoas que implantaram a informática no município em 1991, além da história ilustrada com fotos do projeto nas escolas durante as duas décadas.



Após a homenagem, foi eleito o representante dos professores no Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Os educadores ainda participaram de uma palestra com o tema Desafio Digital: o que muda com o laptop educacional ?, ministrada pela professora-pesquisadora Cristina Maria Pescador, que desenvolve atividades de formação e capacitação de professores para o uso de laptops educacionais para o Projeto UCA (Um Computador por aluno), juntamente com a vice-diretora da EMEF Caldas Júnior, Rejane More, e da coordenadora do NID (Núcleo de Inclusão Digital) e UCA (Um Computador por Aluno), todas vindas de Caxias do Sul.



O tema do encontro este ano foi  Professor: O Protagonista da História. De acordo com a coordenadora pedagógica da SMEC, Ruti Kniest Dallegrave, a avaliação das atividades nos três dias foi excelente. Além do nosso objetivo de socializar, os educadores que estiveram presentes aproveitaram para agregar ideias em seu trabalho no dia a dia, salientou Ruti.



O secretário municipal de Educação e Cultura, Renato Kranz, destacou que o encontro é uma formação continuada dos professores da rede pública municipal, realizado todos os anos. Essa formação faz parte do planejamento estratégico para desenvolvimento da educação do município com vista na melhoria da qualidade do ensino. Segundo Renato, nesses encontros são realizadas reflexões, pesquisas e análises sobre políticas na área de educação. Percebemos que os encontros são cada vez melhores. Estamos atingindo um patamar de excelência na qualidade, afirmou o secretário.