Curso de alfabetização e reabilitação dos distúrbios da leitura e escrita na Estação da Cultura de Montenegro
Professores participam de curso visando alfabetização e reabilitação dos distúrbios da leitura e escrita * Método Boquinhas *
Iniciou ontem (05), na Estação da Cultura, um curso promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), visando a alfabetização e reabilitação dos distúrbios da leitura e escrita, o chamado Método das Boquinhas. As atividades são direcionadas aos professores do ensino fundamental, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos educacionais e fonoaudiólogos. O curso, que prossegue hoje a noite tem duração de 16 horas. As próximas aulas estão previstas para acontecer nos dias 12 e 13 julho.
Saiba mais sobre o Método das Boquinhas:
O Método das Boquinhas foi aprovado como Tecnologia Educacional pelo MEC em dezembro de 2009, sendo atestado como eficiente para alfabetizar e recuperar a alfabetização de crianças, jovens ou adultos. Sua fundamentação teórica é de base multissensorial, fônica-vísuo-articulatória, propiciando rapidez e segurança na associação do fonema ao grafema (som à letra) uma vez que é uma Metodologia Concreta e Sinestésica e acrescenta o diferencial do articulema (boquinha), contribuindo para o real aprendizado e recuperação da leitura e escrita. Pode ser usado na íntegra, como Metodologia adotada pela escola, ou como uma ferramenta de trabalho para a conversão fonema/grafema, sendo inserido na metodologia adotada pelo professor.
O Método das Boquinhas é de fácil aplicabilidade e compreensão e têm sido utilizado em salas de aula com todas as crianças, alunos comuns e outros com necessidades educacionais especiais, trazendo grande e positivo impacto sobre os resultados na aprendizagem e autoestima do professor e do aluno. Resultado semelhante tem sido observado na terapêutica clínica. A parceria entre a Fonoaudiologia e a Pedagogia tem trazido ganhos aos estudantes e à educação em geral.
Objetivos:
* Capacitar o educador a conhecer o desenvolvimento normal do processo de letramento e discriminar as alterações mais comumente apresentadas.
* Capacitar o educador a alfabetizar crianças comuns com a proposta oferecida pelo Método das Boquinhas.
* Capacitar o educador com estratégias práticas de mediação dos distúrbios da leitura e escrita, inseridos em salas de aula comuns, por meio da proposta oferecida pelo Método das Boquinhas.
* Assistir o educador por meio de supervisão e discussão de casos.
Metodologia:
Aulas expositivas teóricas e demonstrativas práticas com apresentação e estudo de casos. Workshop com vivências.
Programa:
1º período:
* O trabalho integrado entre escola/pais/profissionais;
* O treino da consciência fonológica/fonêmica/fonoarticulatória;
* Aquisição do letramento;
* Hipóteses de escrita segundo Ferreiro e Teberosky;
* Rotas de escrita lexical e fonológica;
* Metodologias de Alfabetização;
* Análises de escritas.
2º período:
* Dificuldades ou distúrbios da leitura e escrita ?;
* Patologias da leitura e escrita;
* A dislexia e o TDAH;
* Estratégias para a sala de aula com um disléxico;
* O erro como ferramenta de trabalho;
* Distinção entre erros esperados no processo de aquisição e erros patológicos;
3º período:
* Pressupostos teóricos do Método das Boquinhas;
* Treino dos articulemas (boquinhas);
* Alfabetização segundo os livros de Alfabetização com as Boquinhas;
* Dificuldades fonológicas/ortográficas;
* Análises de casos.
4º período:
* Trocas de letras e sua recuperação, segundo o Caderno de Exercícios;
* Exercícios para desenvolvimento da leitura e escrita;
* Aquisições gramaticais;
* Elaboração e interpretação de textos;
* Discussão/supervisão de casos.
Iniciou ontem (05), na Estação da Cultura, um curso promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), visando a alfabetização e reabilitação dos distúrbios da leitura e escrita, o chamado Método das Boquinhas. As atividades são direcionadas aos professores do ensino fundamental, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos educacionais e fonoaudiólogos. O curso, que prossegue hoje a noite tem duração de 16 horas. As próximas aulas estão previstas para acontecer nos dias 12 e 13 julho.
Saiba mais sobre o Método das Boquinhas:
O Método das Boquinhas foi aprovado como Tecnologia Educacional pelo MEC em dezembro de 2009, sendo atestado como eficiente para alfabetizar e recuperar a alfabetização de crianças, jovens ou adultos. Sua fundamentação teórica é de base multissensorial, fônica-vísuo-articulatória, propiciando rapidez e segurança na associação do fonema ao grafema (som à letra) uma vez que é uma Metodologia Concreta e Sinestésica e acrescenta o diferencial do articulema (boquinha), contribuindo para o real aprendizado e recuperação da leitura e escrita. Pode ser usado na íntegra, como Metodologia adotada pela escola, ou como uma ferramenta de trabalho para a conversão fonema/grafema, sendo inserido na metodologia adotada pelo professor.
O Método das Boquinhas é de fácil aplicabilidade e compreensão e têm sido utilizado em salas de aula com todas as crianças, alunos comuns e outros com necessidades educacionais especiais, trazendo grande e positivo impacto sobre os resultados na aprendizagem e autoestima do professor e do aluno. Resultado semelhante tem sido observado na terapêutica clínica. A parceria entre a Fonoaudiologia e a Pedagogia tem trazido ganhos aos estudantes e à educação em geral.
Objetivos:
* Capacitar o educador a conhecer o desenvolvimento normal do processo de letramento e discriminar as alterações mais comumente apresentadas.
* Capacitar o educador a alfabetizar crianças comuns com a proposta oferecida pelo Método das Boquinhas.
* Capacitar o educador com estratégias práticas de mediação dos distúrbios da leitura e escrita, inseridos em salas de aula comuns, por meio da proposta oferecida pelo Método das Boquinhas.
* Assistir o educador por meio de supervisão e discussão de casos.
Metodologia:
Aulas expositivas teóricas e demonstrativas práticas com apresentação e estudo de casos. Workshop com vivências.
Programa:
1º período:
* O trabalho integrado entre escola/pais/profissionais;
* O treino da consciência fonológica/fonêmica/fonoarticulatória;
* Aquisição do letramento;
* Hipóteses de escrita segundo Ferreiro e Teberosky;
* Rotas de escrita lexical e fonológica;
* Metodologias de Alfabetização;
* Análises de escritas.
2º período:
* Dificuldades ou distúrbios da leitura e escrita ?;
* Patologias da leitura e escrita;
* A dislexia e o TDAH;
* Estratégias para a sala de aula com um disléxico;
* O erro como ferramenta de trabalho;
* Distinção entre erros esperados no processo de aquisição e erros patológicos;
3º período:
* Pressupostos teóricos do Método das Boquinhas;
* Treino dos articulemas (boquinhas);
* Alfabetização segundo os livros de Alfabetização com as Boquinhas;
* Dificuldades fonológicas/ortográficas;
* Análises de casos.
4º período:
* Trocas de letras e sua recuperação, segundo o Caderno de Exercícios;
* Exercícios para desenvolvimento da leitura e escrita;
* Aquisições gramaticais;
* Elaboração e interpretação de textos;
* Discussão/supervisão de casos.