Culturas Populares do Estado RS e a formação do Conselho Estadual de Cultura

Culturas Populares debatem seu colegiado setorial







Marcelo Azevedo, Edson Maciel e Ivo Benfatto, integrante do Colegiado Setorial de Culturas Populares do MinC



A Secretaria de Estado da Cultura realizou no domingo (03), a plenária de Culturas Populares do Estado, a quarta das nove setoriais, para a formação do Conselho Estadual de Cultura. O diretor da Cidadania Cultural da SEDAC, Marcelo Azevedo conduziu os painéis das políticas da Secretaria de Cultura do Estado para o próximo período, apresentou a Diretoria de Cidadania Cultural e as diretrizes apontadas na Conferência Cultura para o Rio Grande Crescer. A mesa de debates foi composta por Ivo Benfatto, integrante do Colegiado Setorial de Culturas Populares do MinC, com os relatos da instalação do Conselho Nacional de Políticas Culturais * CNPC.



O evento foi realizado no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e contou com a participação do Diretor de Cultura de Montenegro. Segundo Edson Maciel, durante o encontro foram debatidos: Diversidade Cultural, Culturas Populares e Política de Pontos de Cultura. A Plenária se tornou importante, onde vários setores culturais do estado, inclusive o Vale do Caí, discutiram as prioridades, afirma Maciel.



Sandro Santos, coordenador de Culturas Populares da Secretaria da Cultura, fez a explanação da Estruturação, Institucionalização e Implementação do Sistema Estadual de Cultura, do Plano Estadual de Cultura e do Colegiado Setorial de Culturas Populares. Participaram dos debates do Colegiado, vários grupos culturais e instituições da sociedade civil organizada. A coordenação dos encaminhamentos da Plenária ficou a cargo do coordenador da Política de Pontos de Cultura, João Pontes e da coordenadora da Diversidade Cultural, Lanna Campos.



Respeitando critérios como representação regional, pertencimento a seguimentos e participação presencial na própria Assembléia, forma definidos os seguintes nomes para compor um total de 10 (dez) vagas para a Sociedade Civil e 05 (cinco) vagas de representação governamental, conforme segue abaixo:



Representação Sociedade Civil:



01 * Povos indígenas * Instituto Kaingang

02 * Capoeira * Mestre Bolívar

03 * Diversidade * LGBTT * SOMOS.

04 * Comunidades Tradicionais de Terreiro * Assobecaty

05 * Fórum dos Pontos de Cultura

06 * Tradição e Folclore: Cia Renascença / Comissão Gaúcha de Folclore

07 * Artesanato * Associarte

08 * Hip Hop * Fabiana Menini

09 * Carnaval * Liga Carnavalesca da Serra, Liga da Metade Sul e AECPARS

10 * Movimento Social: ONG Movimentação



Representação Governamental:

(Obs.: a definição da última representação ficará a critério da Sedac em momento posterior).

01 * IPHAE

02 * Diretoria da Cidadania Cultural.

03 * Núcleo de Cultura da Universidade Federal de Rio Grande

04 * Secretaria Estadual de Mulheres do RS