12º Congresso Internacional de Gestão promovido pelo PGQP na Fiergs, em Porto Alegre

Palestras sobre responsabilidade social e relatórios de sustentabilidade encerram o primeiro dia do 12º Congresso Internacional de Gestão


A responsabilidade social no meio dos negócios e a produção de relatórios de sustentabilidade foram os temas abordados no encerramento do primeiro dia do 12º Congresso Internacional da Gestão. O evento, promovido pelo PGQP, realiza-se na Fiergs, em Porto Alegre.

Segundo o diretor da Associação Americana para a Qualidade * ASQ, Mark Keleme, no cenário atual há mais interesse entre as empresas pela responsabilidade social, motivadas pelos stakeholders que buscam transparência, pela possibilidade de informações instantâneas e pelos governos que estão mais envolvidos. Keleme apresentou dois exemplos de ferramentas que podem ser utilizadas pelas organizações para balizar as ações de responsabilidade social: o ISO 26000 e o Malcom Baldridge Excellence Criteria. O palestrante lembra, ainda, que há diferença entre sustentabilidade, voltada para o meio ambiente, e responsabilidade social, focada em relações de trabalho.

A diretora da Ponto Focal * global Reporting Initiative no Brasil, Gláucea Terreo, encerrou o primeiro dia de palestras do evento, apresentando as diretrizes GRI para relatórios de Sustentabilidade. Gláucea destacou que o Brasil é o terceiro país com o maior número de relatórios registrados no GRI. O Brasil é o país onde o número de relatórios cresce mais rapidamente, na proporção de 68% ao ano, contra uma média de 25% dos outros países, afirmou.

O 12º Congresso Internacional da Gestão prossegue terça-feira. Às 8h30min ocorre a abertura oficial do evento. O primeiro palestrante do dia será o argentino Alberto Yanosky, consultor do Banco Mundial, diretor executivo da Guyra Paraguai, que apresentará a palestra Promovendo o Diálogo de Desenvolvimento Humano Sustentável.