Empresário não nasce, se torna bem sucedido








Todo mundo já ouviu alguma vez a história do jovem empreendedor, que atingiu o sucesso super cedo, sem ter nenhuma experiência, abrindo seu próprio negócio logo de cara, etc. Mas uma nova pesquisa sugere que nem todos são como Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook. Ou melhor, segundo o estudo, raramente esse é o caso.

Segundo os pesquisadores, os líderes empreendedores são definidos tanto por sua experiência empresarial precoce, fundo cultural e ambiente externo, quanto por alguma característica inata pessoal.

Nem sempre a questão é ter dom. Aprendizagem e treino, e não natureza, parecem ser mais importantes na formação da mentalidade empresarial.

A empresa Ernst & Young entrevistou 685 empresários. Eles fizeram perguntas mais profundas aos vencedores de prêmios de Empreendedor do Ano, com o objetivo de descobrir características comuns, frustrações e objetivos de carreira de alguns dos empresários mais bem sucedidos, líderes de mercado, do mundo.


Embora muitos dos empresários entrevistados tenham começado a carreira em tenra idade, quase metade (47%) não tinha seu próprio negócio até os 30 anos ou mais. E quase 60% se descreveram como “futuros empreendedores”, ou seja, pessoas que começaram em um ambiente corporativo alheio antes de ter seu próprio negócio.


A experiência como funcionário de uma empresa também foi a fonte mais importante de aprendizagem para um terço de todos os empresários. 30% creditaram o ensino superior para o aprendizado-chave da carreira e 26% disseram que vieram de mentores.


O levantamento também mostrou que o empreendedorismo é uma busca constante. 60% deles tinham começado três ou mais empresas, 20% seis ou mais e 10% disseram ter fundado mais de dez empresas.


Os empresários acreditam que as maiores barreiras para o sucesso empresarial são a falta de financiamento, seguido de falha em recrutar as pessoas certas com os conhecimentos certos para aprimorar seus negócios.


Embora a pesquisa sugira que ninguém nasce empresário, e sim se torna um, os resultados apontam para uma série de comportamentos e atitudes que eles normalmente compartilham, e que os distinguem de seus semelhantes em um ambiente corporativo.


Todos concordaram que as três qualidades mais importantes de um líder empresarial são visão, paixão e vontade. Características como flexibilidade, foco na qualidade e fidelidade ficaram muito atrás.


Os resultados mostram que a maioria dos empreendedores bem sucedidos compartilha uma combinação única de ver oportunidade onde os outros só veem risco. Quer se tornar um deles? Seja otimista e acredite que você pode ter sucesso, mesmo que todo mundo lhe diga o contrário.[LiveScience]