Semana Municipal Meio Ambiente em Montenegro







Semana do Meio Ambiente inicia neste sábado

Começa neste sábado (04), a Semana Municipal do Meio Ambiente. Às 9 horas, acontece um passeio ciclístico, com saída da Câmara de Vereadores. Os participantes farão uma parada na Praça dos Ferroviários, onde acontece a abertura oficial, às 9h30min. Após, os ciclistas se deslocarão até a Estação da Cultura, onde haverá premiação para ciclistas, maior família ciclista e bicicleta enfeitada. No local, também haverá distribuição de sementes, plantio de árvores, exposições e brincadeiras.



No domingo, Dia Mundial do Meio Ambiente, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e Conselho de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), farão ações de conscientização ambiental no cais do porto. Até o dia 11 de junho, acontecerão diversas atividades com o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e da conservação do nosso planeta.



O objetivo dessa semana é de discutirmos com todos os segmentos da sociedade, os problemas ambientais da atualidade, a questão da sustentabilidade e suas interfaces com a cidadania, esclarece a titular da pasta, Maria Terezinha Kraemer Canello. Essa discussão tem o intuito de conscientizar e tornar as questões ambientais parte da vida de cada um, despertando hábitos de responsabilidade e respeito ao meio ambiente, enfatiza. Em Montenegro, a Semana do Meio Ambiente é organizada pela Prefeitura de Montenegro, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e Conselho de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA)



Programação da Semana Municipal de Meio Ambiente:



04/06  Sábado:

9h30min  Abertura Oficial

Local: Praça dos Ferroviários



Passeio Ciclístico: Você e sua Família, Pedalando pelo Planeta!

Concentração: 8h30min.

Saída: 9 horas  Câmara de Vereadores de Montenegro

Chegada: Praça dos Ferroviários, seguindo para a Estação da Cultura, com premiação para ciclistas, maior família ciclista, bicicleta enfeitada. Distribuição de sementes, plantio de arvores, exposições e brincadeiras.

Promoção: SMMA, Espaço Vida Unimed e SESC

Apoio: Brigada Militar e Diretoria de Transporte e Trânsito

Aberto a Comunidade!

Em caso de chuva, o evento será transferido para o dia 11/06.



14 horas  Pintura dos Prismas no Cais do Rio Caí

Promoção: Curso Técnico em Turismo da EET São João Batista, Estação Turismo e Diretoria de Turismo.



05/06  Domingo:

16 horas  Ações de conscientização ambiental no cais do porto

Promoção: SMMA E COMDEMA



06/06  Segunda feira:

9 horas  Praça Rui Barbosa: Balcão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), com informações sobre plantio, poda e licenciamento ambiental.



9 horas  Praça Rui Barbosa: Recolhimento de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes e distribuição de mudas nativas e frutíferas feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Participação da AMOGA com doação de animais e esclarecimentos sobre a Lei das Carroças.



14 horas  Destruição de materiais de caça e pesca apreendidos pela PATRAM para posterior reaproveitamento através da Reciclagem.

Local: Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Caí



07/06  Terça feira:

9h - Oficina de Reciclagem

1ª atividade: confecção de vai-vem

2ª atividade: confecção de porta-jóias

Publico: Crianças de 9 a 12 anos

Local: Praça dos Ferroviários (em caso de mau tempo, ocorrerá na Estação da Cultura)

Cada participante deverá levar duas garrafas pets vazias e limpas e tesoura grande.

Oficineira: Jussara dos Santos



14 horas - Palestra Experiências do Passado aplicadas ao Futuro da nossa Água Fernando Orth - Gestor da Corsan - Montenegro

Público: 3ª Idade e comunidade

Local: Estação da Cultura  Salão Prédio 2



08/06 - Quarta-feira:

9 às 12 horas e 14 às 16 horas: A Roda da Saúde, Ambiente e Vida

Promoção: Vigilância em Saúde  Secretaria Municipal da Saúde

Local: Praça Rui Barbosa



09/06  Quinta feira:

9 às 11h30min e 14 às 16 horas - Praça Rui Barbosa: Balcão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA): Informações sobre plantio, poda e licenciamento ambiental.



9 horas  Praça Rui Barbosa: Recolhimento de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, além de distribuição de mudas nativas e frutíferas feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente



10/06  Sexta feira:

9 às 11h30min e 14 às 16 horas -

 Praça Rui Barbosa: Balcão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA): Informações sobre plantio, poda e licenciamento ambiental.



9 horas
 Praça Rui Barbosa: Recolhimento de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes e distribuição de mudas nativas e frutíferas feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Participação da AMOGA com doação de animais e esclarecimentos sobre a Lei das Carroças.



19h30min: Palestra A importância dos banhados - Palestrante: ONG IAGP - Instituto Ambiental Gigante de Pedra

Publico: UMAC e comunidadeLocal: Estação da Cultura  Salão Prédio 2