Projeto Alinhavando a Coragem para Prosperar em Montenegro

Encerrada primeira edição do Projeto Alinhavando a Coragem para Prosperar 



Alunas apresentam as roupas confeccionadas por elas mesmas

A primeira edição do Projeto Alinhavando a Coragem para Prosperar, dentro do Programa Emancipar, teve seu encerramento no dia de hoje (01). O projeto é uma realização da Diretoria de Assistência Social e Cidadania (DIASC) e da entidade executora, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), em parceria com o SENAC.

O objetivo do projeto é a emancipação financeira das mulheres que cursarem. Durante as aulas, cada aluna concluiu o aprendizado de modelagem, corte e costura. A professora do SENAC, Loiraci Severo, trabalha há 15 anos com cursos do SENAC. Ela descreve a experiência como algo positivo. Foi um trabalho muito bom, gratificante, destaca Loiraci, que foi elogiada pela DIASC e pelas alunas pela habilidade em passar o conhecimento.

Nesta primeira edição foram duas turmas, nos turnos de manhã e tarde, com 12 alunas cada. As participantes confeccionaram calças, camisas, saias e blazers, além de aprenderem a fazer bolsas e acabamentos em outras peças. Todo o material foi doado, sendo que 80% do recurso partiram do Programa Emancipar e os outros 20% foram contrapartida do município. As alunas terão ainda um período de aproximadamente um mês para retornar ao CRAS e utilizar as máquinas, praticando mais e esclarecendo dúvidas. Os equipamentos irão permanecer no CRAS para serem utilizados em outros cursos.

Segundo a coordenadora do CRAS, Roselaine Gomes, as alunas gostaram do curso. Elas aprenderam os métodos. Isso agregou não só na parte técnica, aumentando a renda familiar, como também no lado pessoal de cada uma, desenvolvendo a auto-estima, destaca. Roselaine também conta que três empresas já fizeram contato com o CRAS para oferecer às alunas colocação no mercado de trabalho. Elas desenvolveram habilidades e estão saindo daqui capacitadas: aquelas que já tinham alguma noção de costura saem como costureiras; as outras, como auxiliares de costura, explica.

A diretora da DIASC, Leda Esmério, ressalta que apenas duas cidades foram beneficiadas com o valor repassado pelo Estado para o Projeto Emancipar: Montenegro e Cruz Alta. Recebemos em função do projeto que apresentamos e da proposta que foi muito boa, conta. Segundo Leda, 200 famílias são atendidas pelo Programa Emancipar. São beneficiadas porque o trabalho é reproduzido dentro do Programa Emancipar, escolhido dentro da foto social que foi enviada para a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento do Estado, explica Leda.

As aulas envolveram a clientela atendida pelo CRAS das famílias que fazem parte dos programas ASEMA (Apoio Sócio Educativo em Meio Aberto), OASF (Orientação e Apoio Sócio-Familiar) e Conviver. Já está prevista uma segunda edição do curso, devido à grande procura. No dia 21 de junho, às 15h, ocorre a formatura das alunas, no CRAS.