Partidos e comunidade definem recomendação quanto ao número de Vereadores



Partidos políticos, União Montenegrina de Associações Comunitárias, Conselho Municipal de Assistência Social e Conselho do Idoso entregaram documento contendo sua recomendação quanto ao número de Vereadores para a próxima Legislatura - 2013/2016. Integrantes de siglas se reuniram com esta finalidade, pela última vez, na manhã de quinta-feira (9).

O grupo era composto por André Venâncio (PV), José Vanderlei Lenz (PCdoB), Ezequiel Adriano de Souza (PT), pelo Presidente, Vereador Ari Müller (PDT) e Secretária Geral da Câmara, Maria Cristina Moysés. Durante seis meses se reuniu diversas vezes na sede do Legislativo.

Recentemente, ocorreu alteração na lei federal que dispõe sobre o número de Vereadores de acordo com a população dos municípios. Até o dia 30 de setembro do ano anterior a cada eleição os atuais Vereadores definem quantas cadeiras a Câmara terá na Legislatura seguinte. Com a nova lei federal o número máximo permitido para Montenegro passou para 15 Vereadores. Atualmente, são dez.

A partir das mudanças, a Câmara decidiu que também deveria debater a questão com a comunidade. Lenz, Venâncio e Ezequiel avaliaram como positivo o trabalho realizado. Lembraram que foi oportunizada a manifestação de todos os Conselhos. Porém, apenas dois fizeram uso desta ferramenta. O documento ainda contém a posição dos partidos e da entidade que representa as associações de bairros.

O presidente do Legislativo, Vereador Ari Müller (PDT), classificou como democrático o processo criado pelos vereadores para conhecer o que realmente a sociedade pensa sobre o tema. Poderíamos definir sem consultar, semelhante ao que outras Câmaras fizeram, comenta Ari, lembrando que o material será discutido com seus colegas. André Venâncio disse acreditar que o texto sirva como subsídio para os Vereadores definirem o número de cadeiras.