Oração e Arte na Catedral São João Batista de Montenegro para Comemorar os 15 anos da Orquestra FUNDARTE








A execução da Missa Brevis Sancti Joannis de Deo, de Joseph Haydn, no dia 10 de junho na Catedral São João Batista de Montenegro será o ponto alto das comemorações dos 15 anos de atividades da Orquestra de Câmara Fundarte OCF.

Sob a batuta do maestro Antônio Borges-Cunha, a Missa será interpretada pela própria orquestra, com a participação do Coral Porto Alegre e do cravista Fernando Cordella, tendo como solista a soprano Rosimari Oliveira, reunindo 39 artistas em cena.



Segundo o regente titular e diretor artístico, Antônio Borges Cunha, o concerto será um momento especial. Todas as partes da Missa serão cantadas em latim: Kyrie  Gloria  Credo  Sanctus  Benedictus  Agnus Dei. Vamos integrar oração e arte para comemorar os 15 anos de atividades da orquestra, diz.



SÉRIE CIRCUITO MUSICAL COMUNITÁRIO



Dia 10 de junho de 2011 19h30min  Montenegro  RS

Catedral São João Batista  Rua Olavo Bilac, 1212, Centro

Obra: Franz Joseph Haydn, Missa Brevis em Sib Maior
Participação: Coral Porto Alegre

Solista: Rosimari Oliveira, soprano

Participação: Fernando Cordella, órgão

Entrada franca

Duração: 60 minutos

Informações: www.fundarte.rs.gov.br e www.sesirs.org.br





Programa




 JOSEPH HAYDN (1732 1809)
                     Missa Brevis Sabcti Joannis de Deo


                                          Kyrie


                                            Gloria


                                            Credo


                                            Sanctus


                                            Benedictus


                                            Agnus Dei





GEORGE FRIDERIC HAENDEL ( 1685  1759 )


Hallelujah





Solista: Rosimari Oliveira, soprano


Participações: Coral Porto Alegre


Fernando Cordella, órgão








Regente: Antônio Borges Cunha





Orquestra de Câmara Fundarte






Iniciou suas atividades em março de 1996, a partir da parceria entre o Serviço Social da Indústria-SESI/RS e a Fundação Municipal de Artes de Montenegro-FUNDARTE, com os objetivos de contribuir para o crescimento cultural do Rio Grande do Sul, abrir mercado de trabalho para músicos jovens com capacitação profissional e levar a música orquestral para as populações das cidades do Interior do Rio Grande do Sul e Capital, abrangendo todas as camadas sociais e faixas etárias.


É formada por 15 músicos profissionais, tendo como Regente Titular e Diretor Artístico, o compositor e maestro Antônio Carlos Borges Cunha e, como Diretora Executiva, a professora Therezinha Petry Cardona. Seleciona, anualmente, jovens de até 25 anos para atuarem como solistas nos concertos do Projeto SESI Catedrais e de outras Séries.


Nesses 14 anos de atividades, realizou cerca de 440 concertos em 100 cidades do Estado, atingindo um público aproximado de 240.000 mil pessoas diretamente, levando a música de Orquestra regularmente ao interior gaúcho, em teatros, Igrejas e Espaços alternativos de arte.


Em 2008, incluiu no seu repertório a ópera La Serva Padrona que continuou apresentando em 2009 e constará de sua programação em 2011.


O espetáculo Piazzolla Coreografado, que conta com a participação da Troupe Xipô, direção cênica de Carlota Albuquerque, concepção coreográfica de Marcio Barreto e Suzana Schoellkopf, direção musical e arranjos de Vagner Cunha e tem como solistas a pianista Olinda Allessandrini e o acordeonista Luciano Maia também integra a programação da Orquestra neste ano de 2011.





Antônio Borges Cunha



Compositor e regente, Antonio Borges-Cunha é professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, regente titular da Orquestra de Câmara Fundarte e diretor artístico da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro. Borges-Cunha tem participado como convidado em eventos nacionais e internacionais. Como regente tem contribuído para a atualização permanente do repertorio e renovação do interesse do público orquestral. Sua programação de concertos busca conciliar o repertório tradicional com as múltiplas tendências da música atual.


Borges-Cunha é Doutor em Música pela Universidade da Califórnia, San Diego, onde estudou com Roger Reynolds, Harvey Sollberger e Brian Ferneyhough. No New England Conservaory, Boston, estudou composição com Robert Cogan e regência orquestral com Pascal Verot. No Brasil, seus principais professores foram: H. J. Koellreutter, Armando Albuquerque, Arlindo Teixeira e Milton Masciadri.


Borges-Cunha recebeu o título de Mestre em Música no New England Conservatory com dois títulos honoríficos: Academic Honors and Distinction in Performance.


Em 2010 Antônio Borges-Cunha conquistou o Prêmio FUNARTE de Composição para orquestra sinfônica com a obra Maxakali.





Coral Porto Alegre Alegre


Criado em 1996 sob a orientação da professora Gisa Volkmann e do maestro Ernani Aguiar, o CORAL PORTO ALEGRE vem cumprindo intensa atividade nos palcos brasileiros, onde tem atuado junto a Orquestra de Câmara da Ulbra, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra SESI-FUNDARTE, Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul e Orquestra de Câmara de Blumenau.


Atuou sob a regência dos maestros Ernani Aguiar, Lutero Rodrigues, Antonio Carlos Borges Cunha, Roberto Ricardo Duarte, Tiago Flores, Manfredo Schmiedt, Vilson Galvadão de Oliveira, Luciano Lunkes, Márcio Buzatto e Lúcia Teixeira, com os quais levou ao público apreciador de música erudita algumas das obras de maior relevância do repertório coral, dentre as quais podem-se destacar a Paixão segundo São João e Magnificat J.S.Bach, a íntegra do Messiah G.F.Händel, O Réquiem e as Vespearae Solemnes de Confessore W.A.Mozart, a Missa em Sol de F.Schubert, entre outras.


Devido à qualidade das suas performances, desde 1999 vem sendo convidado a executar as primeiras gravações de importantes obras produzidas no período colonial brasileiro: é o caso das Novenas e as  Obras de Capella do compositor José Maurício Nunes Garcia (este último sob encomenda da Academia Brasileira de Música) e também das Matinas de Natal de João de Deus de Castro Lobo. Com estes trabalhos resgata uma parte significativa da rica música produzida nos séculos XVIII e XIX em nosso país, fato que vem lhe gerando premiações e reconhecimento no meio artístico musical. A Direção artística e técnica vocal do grupo cabe à professora Gisa Volkmann.





Rosimari Oliveira  soprano


Rosimari Oliveira, soprano, é natural de Santa Maria–RS. Concluiu seu Bacharelado em Canto na UFSM. Atualmente é professora de Canto e Técnica Vocal no curso Básico de Música da FUNDARTE e professora de Expressão Vocal no Curso de Licenciatura em Música da FUNDARTE/UERGS em Montenegro – RS. Concluiu em 2006 o curso de aperfeiçoamento e Pós graduação em canto lírico no Conservatório Superior de Musica del Liceo/Barcelona-Es, com bolsa da Fundación Carolina-Madrid/Es. Tem extensa atuação como solista na capital e interior do estado com orquestras como a OSPA, Orquestra Unisinos, Orquestra de Câmara Fundarte, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Participou de várias edições do Concurso Jovens Solistas da OSPA sendo classificada em todas, do Concurso Jovens Instrumentistas Sebastian Benda obtendo 1º lugar e prêmio de melhor intérprete de Lorênzo Fernândes respectivamente. Em 2003 ganhou o Concurso Ópera Carmen em Florianópolis-SC para o papel da Frasquita. Em 2004 foi finalista do Concurso Internacional de Canto Bidú Sayao no Pará. Seu repertório abrange desde música barroca até contemporânea. Em maio de 2006 em Valladolid  Es, protagonizou a ópera Der Freishütz de Weber no papel de Agathe. Desde 2008 interpreta a personagem Serpina na ópera La Serva Padrona – A Criada Patroa, de Giovanni Pergolesi, em montagem da Orquestra de Câmara Fundarte.





Fernando Turconi Cordella


Diretor artístico da Confraria Musica Antiga StudioClio, membro fundador do grupo Capela Strumentale eConcerto Barroco que se dedica a prática da música dos séculos XVII e XVIII, com instrumentos de época e maestro titular e diretor artístico da Orquestra de Câmara de Carazinho. Seu interesse pela música barroca fez com que se dedicasse à pesquisa de manuscritos e técnicas interpretativas deste estilo.


Vem atuando como solista no cravo e baixo continuísta das principais orquestras do Rio Grande do Sul, como Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra SESI/Fundart, Orquestra da UNISINOS, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica da UCS, Orquestra de Câmara da ULBRA. Sob regência de Roberto Duarte, Lavard Skou Larsen, Alessandro Sangiorgi, Fredi Gerling, Antônio Carlos Borges-Cunha, Manfredo Schmiedt, Tiago Flores, entre outros.


Lecionou cravo e baixo contínuo no curso de extensão em música da UFRGS e no curso de cravo do I Festival de Música Antiga de Porto Alegre. Participou como cravista oficial do XVII e XIX Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora (MG).


Realizou masterclasses e aulas de cravo com Marcelo Fagerlande, Marcos Höller, Edmundo Hora e Nicolau de Figueiredo. Em festivais de música, atuou sob direção de Michaela Comberti, Manfred Kraemer, e Luiz Otávio Santos, entre outros.


Cordella iniciou seus estudos musicais em Carazinho, no Instituto Carlos Gomes com a professora Fabiane Tombini, dando seqüência em Porto Alegre, com a pianista Dirce Knijnik. Diplomado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no curso de música, habilitação piano.





Assessoria de Imprensa

Dinorah Araújo

Jornalista - MTb 5704

Telefone: 51 9964.5492 e 3311.6677

E-mail: dinorah@cpovo.net