LICITAÇÃO PARA COLETA DE LIXO EM MONTENEGRO DIA 15/7/2011



Na Câmara, Prefeitura detalha mudanças na coleta e destinação do lixo

Está marcada para 15 de julho a Sessão Pública (licitação) em que a Prefeitura de Montenegro irá receber propostas de empresas especializadas em serviços de coleta e resíduos sólidos. Como a data se aproxima, mobilizou a maior parte dos debates da segunda reunião, solicitada pelo Vereador Marcelo Cardona (PP) através do Requerimento 022/11, para tratar sobre a coleta, destinação do lixo e limpeza urbana.

O encontro ocorreu quinta (16) pela manhã, na Câmara Municipal. Além de Vereadores, presentes o promotor de Justiça Especializada Thomás Henrique de Paola Colletto, o Vice-Prefeito Marcos Griebeler e membros de diversas Secretarias do Município. O que vai acontecer daqui para frente, com a nova licitação?, perguntou no início o Vereador. O objeto (finalidade) da concorrência diz que, além de realizar os serviços de coleta de resíduos sólidos, a empresa também ficará responsável por seu transporte e transbordo (passar de um veículo para o outro).

Dentre os pontos questionados, o futuro das treze famílias que, segundo a Prefeitura, trabalham no aterro sanitário, em função do lixo que é depositado no local. A Secretária Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania Leone Kayser Bozzetto anunciou que em 26 de julho os catadores serão convidados para assistir palestras sobre a questão. Outra notícia divulgada foi que dia 25 de maio a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Maria Terezinha Kraemer Canello encaminhou à Fepam pedido para que seja emitida a Licença de Operação (LO) da área.

O passo seguinte, conforme Leone será a celebração de convênio entre os catadores e a Prefeitura para os trabalhos no local. O Vereador Tuco citou que vem contatando com o Governo do Estado, visando construção de galpão para o trabalho de reciclagem. A reunião tratou ainda da realização de ações educativas que deixem a comunidade preparada para o novo sistema. Para sublinhar sua importância, foi mencionado que vem sendo mínima a separação do lixo seco. As pessoas têm que aprender a botar o lixo na frente das casas no dia certo, disse um dos participantes da reunião.

O edital de Concorrência 16/11 pode ser consultado no site da Prefeitura na internet: http://www.montenegro.rs.gov.br.