IX Conferência Municipal de Saúde de Montenegro



Conferência debate importância do SUS

A Prefeitura de Montenegro, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Conselho Municipal de Saúde promovem na próxima quarta-feira (06) a IX Conferência Municipal de Saúde. O evento, que ocorre no Teatro Roberto Atayde Cardona, tem início a partir das 8 horas. O tema deste ano será Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro.

A Conferência tem a finalidade de reafirmar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), seguridade social, políticas públicas e o Sistema como patrimônio do povo brasileiro. Também pretende discutir sobre as condições do acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral e o fortalecimento do controle social.

No final do dia, serão aprovadas as diretrizes da política de saúde para os próximos dois anos. Também serão eleitos 10 delegados que participarão da Conferência Estadual de Saúde, que será realizada em Tramandaí, de 1º a 4 de Setembro.


Programação:

7h30min  Credenciamento

8 horas  Cerimônia de abertura e aprovação do regimento interno

9 horas  Mesa redonda com os temas: “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS” e Gestão do SUS, com a participação da Sra. Veralice Gonçalves (representando a União), Sra. Sandra Maria Sales Fagundes (representando o Estado do RS) e Sra. Ana Maria Rodrigues (representando a SMS)

10h30min  Intervalo

10h40min  Palestra: Políticas de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade e participação da comunidade/controle social. Palestrante: Dr. Rogério Dornelles, médico do trabalho do FSST RS (Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador do RS). Mediadora: Sra. Eunice Maria Fabrazil (Presidente do Conselho Municipal de Saúde)

12 horas  Intervalo

13h30min  Grupos de Trabalho, Elaboração e Apresentação das Propostas, Votação das Propostas, Moções e Escolha dos delegados