FUNDARTE promove Espetáculo A Megera Domada na Estação da Cultura de Montenegro


FUNDARTE promove Espetáculo 'A Megera Domada' na Estação da Cultura




No dia 05 de junho, integrando a programação de aniversário, a FUNDARTE promoverá o espetáculo de teatro de rua A Megera Domada, do Grupo Ueba Produtos Notáveis de Caxias do Sul, baseado na obra do dramaturgo inglês Willian Shakespeare. Será às 15 horas na Estação da Cultura de Montenegro.

A peça segue a narrativa do texto original e emprega o jogo de máscaras que faz referência à Comédia Dell’Arte - forma de teatro popular de improviso que começou no século XV na Itália.

A montagem prima pelo riso, pela rica movimentação e musicalidade, capazes de envolver desde o espectador menor até o adulto. A direção da peça cabe ao porto alegrense Jessé Oliveira, que tem em seu currículo inúmeros trabalhos de direção de espetáculos de palco e rua, sendo premiado nacional e internacionalmente em seus trabalhos.


A trilha e a sonoplastia são executadas ao vivo, e assinadas por Gutto Basso.

Dramaturgia: Jonas Piccoli; Figurinos: Raquel Cappelletto; Elenco: Aline Zilli,

Bruno Zilli, Raquel Cappelletto, Fernando Gomes,Jonas Piccoli, Joe Guidini

Rodrigo Guidini .

Os figurinos e acessórios, assim como as máscaras, tem embasamento na Comédia Dell’Arte, contribuindo na construção e representação do personagem. Prova disso é a composição do elenco, representada por sete atores que interpretam onze personagens com caracterizações diferentes e rápidas trocas de figurinos.

O Grupo Ueba Produtos Notáveis, de Caxias do Sul, surgiu em 2004. O espetáculo já soma 28 apresentações com média de 12 mil expectadores, percorrendo 03 estados brasileiros e 1 país da América Latina - Chile. No dia 10 de junho estará no FILO, Festival de Londrina-Paraná.

Após a estréia da peça A Megera Domada, e com cerca de um ano e meio de espetáculo em repertório, o grupo conquistou importante espaço em mostras e festivais, levando a arte caxiense para diversas cidades e estados.





A trama principal é uma comédia que diz respeito a um pai, de nome Batista, que estabelece como condição para ceder a mão de sua filha mais jovem - a bela e doce Bianca, aos possíveis pretendentes - que sua filha mais velha, a megera Catarina, consiga antes um esposo. Bianca tem não menos que três pretendentes – Grêmio, Hortêncio e Lucêncio. Este último, um jovem forasteiro que chega a cidade de Pádua e enamora-se de imediato por Bianca, para poder ficar próximo a jovem e lhe fazer a corte, combina com seu fiel escudeiro, Trânio, de trocarem de roupas e com isso ele assume a postura de um professor, para poder ficar com Bianca.

Os dois primeiros, rivais nas pretensões de casar-se com Bianca, fazem um acordo para conseguir um marido para Catarina e, assim, deixar livre o caminho para seguirem em sua disputa amorosa pela jovem.

Entra em cena Petrúcchio, um fanfarrão que chega a cidade em busca de um bom dote, e vê em Catarina a oportunidade de consegui-lo, proposta feita a ele por seu amigo Hortêncio. Aparentemente contra a vontade da moça, o casamento de Catarina e Petrúcchio é realizado e ambos vão para a casa dele, na qual o esposo, impõe algumas privações e um tanto de mau humor à nova esposa para tentar amansá-la. Após diversas peripécias, dentre as quais o disfarce dos rivais em professores de música e retórica para que pudessem fazer a corte a jovem, Lucêncio e Bianca unem-se, em segredo. Batista termina por aceitar o casamento dos jovens e, ao final, Petrúcchio prova a todos que Catarina já não é mais a mesma, porém não quer dizer que acabe por domá-la. Em paralelo a história, surgem as atrapalhadas de Grúmio, que se passa também por Biondello, para poder servir dois amos ao mesmo tempo, achando que ganharia em dobro. Enfim, é uma comédia para todos os gostos!

Coordenação de Comunicação: fone 51-3632189, e.mail: fundarte@fundarte.rs.gov.br