Comissão para debater soluções para o Hospital Montenegro



Comissão reúne-se para debater soluções para o Hospital Montenegro


Processo para liberação da verba de incentivos para o HM já se encontra na Casa Civil

Na tarde de ontem (01), a Comissão de Acompanhamento da Situação do Hospital Montenegro reuniu-se na sala da Direção do Hospital Montenegro (HM). Foram discutidos alguns dos compromissos assumidos na reunião realizada na Câmara dos Vereadores, no dia 16 de maio.



A secretária Municipal da Saúde, Ana Maria Rodrigues, ressaltou a atual situação do Hospital que, segundo ela, é gravíssima, visto que se o pagamento dos funcionários não for realizado até sexta-feira, não haverá enfermeiros trabalhando no final de semana. Ana também destacou que o Executivo Municipal está liberando recursos para o Hospital, firmando mais uma vez a parceria com o HM. De acordo com a secretária, o município vem dando apoio e suporte. Ela afirma que é necessário avançar na contratualização com o Estado. Precisamos formatar uma nova realidade regional para o HM, com recursos dignos e que garantam sua funcionalidade, diz. Estamos buscando soluções de curto, médio e longo prazos para o nosso Hospital. A população de Montenegro e região precisa do HM e conta com nossos esforços, salienta.



Com relação à liberação de recursos por parte do Estado, já se encontra na Casa Civil o processo para liberação da verba de incentivos para o HM, o que deve ocorrer nos próximos dias. Com estes recursos será paga a folha de pagamento de abril e 50% da folha de maio.



A coordenadora Regional de Saúde, Dra. Rosângela Dornelles informou que ainda este mês será realizado o contrato da habilitação do serviço de Oftalmologia do Hospital Montenegro. Quanto à UTI, segundo Rosângela, ainda falta a liberação de equipamentos que vêm através de emenda parlamentar da Bancada Gaúcha, do ano de 2010, mas isso será verificado. "Estamos trabalhando em todas estas demandas, até para fortalecer o papel do Hospital", afirma.



A comissão criada é formada por: Dra. Rosangela Dornelles, coordenadora Regional de Saúde; Eliane Daudt, Carlos Aguiar e Ana Lopes (Hospital Montenegro); Eunice Fabrazil (Conselho Municipal de Saúde); Ana Maria Rodrigues (Secretaria Municipal de Saúde); Ilse Joner e Julio Hoffmeister (Secretaria Municipal da Fazenda); e os vereadores Iria Camargo e Joacir Menezes (Câmara Municipal de Vereadores).