ALINHANDO A CORAGEM PARA PROSPERAR EM MONTENEGRO

Primeiras alunas do Projeto Alinhavando a Coragem para Prosperar recebem certificado


Mulheres estão habilitadas a exercer a profissão de costureira

Vinte e quatro novas costureiras estão habilitadas a exercer a profissão. Ocorreu na tarde de hoje (21), a formatura das duas primeiras turmas do Projeto Alinhavando a Coragem para Prosperar, do Programa Emancipar. O objetivo do projeto é oportunizar vivências e trabalhar responsabilidade, auto-estima e postura ética, possibilitando a atuação das participantes no mercado de trabalho, através do desenvolvimento

Algumas das formandas já estão empregadas como costureiras ou auxiliares e a grande maioria já está costurando em casa. Já estão inscritas 47 mulheres para o próximo curso. A segunda edição deverá ocorrer, provavelmente, em agosto. A professora Loiraci Severo agradeceu a todos e incentivou as alunas a não desistirem. Montenegro agora faz parte da minha vida. Não desanimem, continuem, afirmou Loiraci.

A coordenadora do CRAS, Roselaine Gomes, ressaltou a vontade das alunas em aprender. Vocês são todas mulheres de sucesso, que chegaram ao final com comprometimento. Que esta seja a primeira etapa de muitas que estão por vir, exaltou Roselaine.

A diretora da Diretoria de Assistência Social, Leda Esmério, destacou o projeto, que conseguiu levar conhecimento às alunas. Pretendemos que nossa clientela realize os cursos e, como o próprio nome do projeto diz, possa se emancipar financeiramente, afirma Leda, lembrando que as máquinas de costura estarão no CRAS à disposição das alunas quando necessário.

A titular da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), Leone Bozzetto, agradeceu ao SENAC por ter propiciado o curso e às alunas por terem acreditado nas aulas. Obrigada por terem feito parte desta casa. Contamos com vocês nos próximos cursos, destacou Leone.

O projeto é uma realização da Diretoria de Assistência Social e Cidadania (DIASC) e da entidade executora, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da SMHAD, em parceria com o SENAC.


Primeira edição do projeto:

Nesta primeira edição foram duas turmas, nos turnos de manhã e tarde, com 12 alunas cada. As participantes confeccionaram calças, camisas, saias e blazers, além de aprenderem a fazer bolsas e acabamentos em outras peças. Todo o material foi doado, sendo que 80% do recurso partiram do Programa Emancipar e os outros 20% foram contrapartida do município.

As aulas envolveram a clientela atendida pelo CRAS das famílias que fazem parte dos programas ASEMA (Apoio Sócio Educativo em Meio Aberto), OASF (Orientação e Apoio Sócio-Familiar) e Conviver. O Programa Emancipar atende a 200 famílias.