Montenegro terá representante em reunião do Conselho de Tráfego do DAER


No último dia 23 de março, o prefeito Percival de Oliveira e a secretária da Saúde, Ana Maria Rodrigues, reuniram-se com a assessoria jurídica e o diretor do DAER, Saul Sastre, para reivindicar mudanças na resolução apresentada pelo departamento, referente ao transporte de pacientes.


Na ocasião, a secretária da Saúde foi convidada pelo diretor do DAER a integrar a comissão que irá analisar as adequações à nova resolução do departamento, e a participar da reunião do Conselho de Tráfego do DAER, a ser agendada para depois do Carnaval.

O DAER emitiu a documentação a ser avaliada na reunião do conselho, solicitando estas adequações e, neste dia, a comissão irá fazer a defesa das demandas, representando os municípios gaúchos. Será solicitado o cancelamento da resolução que determina que a lista de pacientes a serem transportadas seja emitida com 12 horas de antecedência. Além disso, também será feito o pedido para que seja anulada a necessidade de homologação da lista apenas pelo prefeito ou secretário da Saúde, passando à forma de que o responsável pela homologação seja designado legalmente pelo prefeito de cada município.

A secretária da Saúde afirma que a defesa na reunião do Conselho de Tráfego do DAER vai ir mais além. ¿Queremos ainda outra medida para a questão em que os usuários só podem portar encaminhamentos assinados pelos médicos. O ideal é que algum profissional, ou mesmo o secretário da Saúde, possa assinar estes documentos¿, destaca Ana.

Segundo a secretária, o diretor do DAER se mostrou bastante flexível em fazer alterações na resolução. Porém, não irá abrir mão da moralidade e da transparência do atendimento, afirmando que no transporte de saúde, apenas serão conduzidos pacientes e acompanhantes. Como gestora, concordo plenamente com esta exigência¿, salienta Ana.