MARIA FUMAÇA NA ESTAÇÃO DA CULTURA DE MONTENEGRO RS

Trenzinho Maria Fumaça faz a alegria da comunidade
 

Alunos provaram o passeio
 
O Trenzinho Maria Fumaça, que percorreu as principais ruas montenegrinas entre os dias 15 e 27 de março, fez a alegria de crianças e adultos que desfrutaram do passeio. Com saídas às 17h30min, os passeios tinham dois trajetos: o primeiro em direção ao Cais do Porto e o outro em direção ao Parque Centenário. O objetivo da empresa responsável foi proporcionar momentos de descontração e alegria aos usuários, que tiveram a oportunidade de relembrar as viagens de trem realizadas no passado e que contemplavam nossa cidade.
 
O veículo é uma réplica de um trem da década de 30, com direito a apito, maquinista, sino e velocidade reduzida, lembrando as nostálgicas viagens realizadas por muitas famílias montenegrinas. O ponto de partida não poderia ser outro, a Estação da Cultura, prédio histórico que registra muito bem a época em que os trens faziam parte da paisagem bucólica de Montenegro do século XX, destaca o diretor de Turismo, Ataulfo Escher.
 
Paralelo a esta promoção, a Associação dos Pesquisadores da História do Vale do Caí, (APEHVAL), proporcionou palestras em escolas locais, apresentando como tema a história do trem no Vale do Caí. A partir desta ação, as crianças estavam capacitadas a realizar o passeio no trenzinho, que as buscava na escola para dar início à viagem no tempo, sempre atentas às questões de segurança durante os deslocamentos. Logo, a criançada lembrava de histórias contadas pelos pais e avós sobre as viagens em trens de passageiro, hoje ausentes de nosso cotidiano e guardadas em nossa memória, relembra Escher. Aproximadamente 1.500 alunos participaram dos passeios, organizados pela Estação Turismo, além de, aproximadamente, 500 pessoas da comunidade em geral.