FRIGORIFICO RENNER EM MONTENEGRO/RS

Antigo Frigorifico Renner - Montenegro - rs


Frigorífico Renner poderá não mais ser implodido

O antigo prédio no qual, por longos anos, funcionou o Frigorífico Renner, localizado no Cais do Porto, poderá não mais ser implodido. Durante audiência na Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, no Centro Administrativo do Estado, sexta-feira (11), em Porto-Alegre, o Secretário Luiz Carlos Busato assegurou que irá pedir nova análise técnica do prédio.




O encontro teve a participação do presidente da Câmara Municipal de Montenegro, Vereador Ari Müller (PDT), do ex-deputado Paulo Azeredo (PDT) e da arquiteta montenegrina Marília Gabriela de Oliveira, que defende o patrimônio histórico e cultural.
Dentre as justificativas apresentadas por Azeredo e Müller, a necessidade de se manter a identidade visual da cidade, resgatar a história e ainda criar-se um novo espaço. Müller enfatizou ao Secretário Busato que o prédio do Frigorífico faz parte da história de Montenegro.
Em 1999, Marília Oliveira apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso com uma proposta de revitalização do Cais, incluindo o antigo prédio. Como justificativa, sua importância para a cidade. Anos após, solicitou que o Ministério Público avaliasse a extensão de seu valor histórico
Além de designar equipe do setor de Engenharia para fazer uma nova avaliação no prédio, o Secretário assegurou que irá retomar o processo, sob responsabilidade da Brigada Militar desde 31 de dezembro de 2010. “Depois da nova avaliação, com o material aqui na minha pasta, sugiro marcamos uma audiência com o Governador Tarso Genro”, recomendou.
Azeredo e Müller acreditam que se trata de um avanço significativo, no sentido de evitar que Montenegro cometa “um grande erro, com a implosão de parte da sua história”.