Fórum de Turismo e Gestão Pública

Montenegrinos participam de Fórum de Turismo e Gestão Pública


Durante o dia de ontem (28), alunos do Curso Técnico de Turismo da Escola São João Batista, agentes de turismo, professores, a Estação Turismo e a Diretoria de Turismo de Montenegro estiveram presentes no  7º Fórum de Turismo e Gestão Pública, organizado pela Feevale. O evento buscou apresentar ações na área do turismo, desenvolvidas pela universidade; discutir o tema com os segmentos presentes e apresentar projetos de sucesso, como a Rota Sabores e Saberes do Vale do Caí, a Rota Vales da Serra, a Fundação Cultural de Campo Bom e a nova gestão da Secretaria de Turismo do estado (SETUR).

Na primeira palestra, o representante da Ecocitrus, Fábio Essweinn, relatou a criação da Rota Sabores e Saberes, desde seu resgate histórico em 1998, passando pelas discussões que resultaram na formatação do projeto, em atividade desde 2007. Fábio também ressaltou a importância desses empreendimentos para a economia local e solicitou maior atenção por parte do Poder Público, como melhorias na infraestrutura dos acessos às propriedades, nova sinalização turística e capacitação. Em seguida, a coordenadora da Rota Turística Vales da Serra, Fátima Ortiz, apresentou o caminho turístico composto pelos municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, São Marcos e Nova Roma do Sul, municípios da Serra Nordeste do Estado, com colonização e identidade italianas. A terceira palestra do dia ficou por conta de Débora Trierweiler, divulgando a Fundação Cultural Campo Bom, que tem como foco a Festa do Sapato da cidade, atualmente em sua 4ª edição. Por fim, o turismólogo Maximilianus Pinent, representante do Governo Estadual, apresentou a nova gestão da SETUR, que está sendo implantada gradativamente. À tarde, ocorreram discussões abordando os temas apresentados na parte da manhã e, divididos em grupos, os participantes fizeram alguns encaminhamentos

O diretor de Turismo, Ataulfo Escher, destacou a importância de participar desses eventos. Nestas atividades temos a oportunidade de trocar experiências e, ao mesmo tempo, relatar a nossa realidade para pessoas de outras regiões, colaborando para ações futuras, afirma Ataulfo.