Federação das Indústrias do RS FIERGS - Paulo Vellinho, abre fogo contra Heitor Muller

 Sucessão na FIERGS: Paulo Vellinho bombardeia Heitor Muller. 

Em uma carta dirigida aos presidentes dos sindicatos que compõem a Fiergs (Federação das Indústrias do RS) um dos mais renomados ex-presidentes da entidade, Paulo Vellinho, abre fogo contra Heitor Muller, que se intitula candidato do atual presidente Paulo Tigre.

A eleição na Fiergs é no ano que vem e está em jogo um orçamento de mais de R$ 500 milhões. O atual presidente Paulo Tigre está desgastado com o alinhamento da entidade a partidos políticos e governos. Como é sabido, Tigre quer porque quer ser alguma coisa no governo Dilma, e usou muito a entidade politicamente. Ninguém ousa dizer isso diante de Paulo Tigre, mas nos bastidores ele é alvo sistemático de críticas.

Leia abaixo a carta que Vellinho remeteu aos industriais gaúchos, sugerindo alguns nomes, menos o candidato de Tigre.

Senhores Presidentes: Recebi uma cópia da carta do auto candidato Heitor Muller à presidência da FIERGS/CIERGS dirigida ao companheiro na qual relata sua caminhada ao longo de seus mais de 70 anos. Um dos argumentos utilizados pelo referido senhor para se auto proclamar candidato a Presidência da Fiergs, com apoio do Presidente Paulo Tigre (?) foram na verdade dois:

1) O exemplo do Presidente da Fecomercio Zildo de Marchi que aos 83 anos assumiu a tarefa de conduzir aquela pujante entidade, cujo fator determinante para a aceitação da missão foi de evitar uma eventual dissensão no processo sucessório, preocupação que também tenho com relação à FIERGS/CIERGS. Além disso, Zildo de Marchi é um industrial que ao abraçar o Setor Leite, não se contentou em ser apenas empacotador de uma commodity, mas sim preocupar-se em agregar processo industrial ao leite, produzindo uma árvore de produtos dele oriundos de tal forma consistente que ao longo do tempo impôs-se no mercado pela tecnologia e pela qualidade, o que tornou a Lacesa alvo de cobiça internacional.
E quando imaginava-se que Zildo de Marchi iria vestir o pijama, ele iniciou uma nova empresa que hoje é um exemplo de sucesso, a Uniagro.

2) O segundo argumento do Sr. Muller para justificar sua auto postulação foi o clamor argüido por ele e oriundo de suas bases eleitorais, no caso os senhores presidentes dos Sindicatos que integram a FIERGS.

Aliás eu já conhecia este argumento, pois vivi uma experiência semelhante, que primou pela deslealdade. O Sr. Müller deve lembrar bem do que estou falando e explica também porque não confio na sua palavra.

Senhores Presidentes: Um dos argumentos constantes na adjetivada carta do senhor Müller para se propor a aceitar novos desafios parece-me um pouco tardio, pois segundo ele “mais de 40 anos de empreendedor, minha atuação em entidades de classe setoriais Estaduais e Nacionais” eu não me recordo de nenhum fato notável do referido senhor na passagem pela UBA, ASGAV e SIPARGS que significasse transformar à agroindústria avícola em uma indústria verticalizada semelhante àquela criada pelo Sr. Zildo de Marchi.

Até hoje os ricos resíduos resultantes do abate de frangos e da própria ovicultura continuam a ser descartados, enquanto empresas como a Faros ao receber tais descartes, hoje os industrializam com excelentes resultados econômicos; o frango e o ovo continuam a ser simplesmente commodities.

Industrialização é sinônimo de empreendedorismo.

A Presidência da FIERGS exige espírito empreendedor.

Senhores Presidentes: Presidir a FIERGS/CIERGS buscando visibilidade e representatividade jamais pode se constituir no objetivo de um candidato e certamente não o é do senhor Heitor Müller, mas sim uma decorrência natural do cargo.

No entanto presidir a FIERGS /CIERGS com eficiência e eficácia exige do Presidente comprovada liderança (para dirigir caciques e não índios) a ser exercida de uma forma democrática, com humildade, firmeza e muita habilidade política. Do Presidente exige-se tempo, dedicação quase integral, mente aberta para manter-se sempre atualizado, no estado da arte, renúncia aos projetos pessoais de aposentadoria com tempo para o lazer, freqüentes viagens pelo Brasil e pelo mundo, e finalmente saber separar atividades substantivas mais importantes indelegáveis sem desprezar as demais e as adjetivas também importantes que devem ser delegadas aos vices presidentes e diretores.

Senhores Presidentes: Aos 83 anos e com serviços prestados não só ao Estado como ao Brasil, que não preciso detalhar, pois os senhores conhecem a minha história, faço-lhes um apelo: não permitam que as individualidades se sobreponham ao maior patrimônio da FIERGS/CIERGS: A UNIDADE.

Exijam como é do seu direito e dever uma candidatura de consenso, que sempre conseguimos no passado, mantendo-se assim as entidades sem fraturas que sempre são uma conseqüência de um processo de sucessão com mais de um candidato, que no caso presente além do Sr. Müller, temos notáveis empresários como Astor Schmitt da Randon, Gilberto Petry da Weco, Humberto Busnello da Toniolo Busnello e o Engenheiro Ricardo Felizzola da Altus. Agradeço-lhes não só a atenção em ler o presente, como também pela forma carinhosa que me dispensam quando os encontro.

Um grande abraço.

Paulo Vellinho

FONTE: diegoreporter.blogspot.com