COOPERATIVA MONTENEGRINA DE FRUTICULTORES


Associação Montenegrina de Fruticultores cresce e pode virar Cooperativa

A Associação Montenegrina de Fruticultores, que congrega 20 associados, pode virar uma cooperativa. O assunto foi discutido terça-feira em Porto Alegre na sede da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul - Ocergs, órgão que congrega as entidades do setor. Do encontro agendado pelo Vereador José Alfredo Schmitz (PPS), representante da Câmara de Montenegro na Frente Parlamentar de Cooperativas participaram também o presidente da Associação Montenegrina, João Carlos Schmitz e os produtores Pedro Ulrich e Marcos Schallemberger.
Durante mais de duas horas, o assessor de Formação Cooperativista Silvino Wickert esclareceu diversas dúvidas. O presidente da Associação Montenegrina relatou, com entusiasmo, o comprometimento dos sócios e os resultados obtidos no último ano. São quarenta famílias envolvidas, que vendem para o mercado de São Paulo. Estamos discutindo lentamente a passagem de associação para cooperativa, situou João Carlos, ressaltando a necessidade de ampliar mercados e poder de comercialização.
Segundo Wickert, quando passar a cooperativa o grupo poderá emitir uma única nota e buscar diversos incentivos a fundo perdido. Para o representante da Ocergs, o formato de cooperativa seria melhor para fortalecer o setor, pois organizados e com planejamento podem buscar novos mercados.
O Vereador Schmitz, além do apoio à Associação Montenegrina, propôs que a Ocergs realize um seminário em Montenegro para tratar do tema.
Por último, Silvino Wickert colocou o setor técnico à disposição dos produtores. Também deverá enviar modelos de estatuto, atas e demais procedimentos. Queremos vocês como nossos cooperados. Além de todo apoio técnico, ainda podemos oferecer cursos de graduação e pós-graduação na área de cooperativas, finalizou.