Limpeza de bocas-de-lobo






Ver imagem em tamanho grande
Lembro que anos atrás as bocas-de-lobo tinham grades, dimensões bem maiores do que as hoje.  Periodicamente um funcionário da Prefeitura com uma concha de cabo comprido efetuava a limpeza dos  dutos.
Esta atividade deve ser executada regularmente junto com a varrição.
Tem por objetivo garantir o perfeito escoamento das águas pluviais e impedir que o material sólido, retido durante as chuvas, seja levado para os ramais e galerias.
O sistema manual é o mais comumente utilizado e, se bem planejado, poderá atender eficientemente às necessidades de serviço. Uma enxada, uma pá e uma chave de ralo são os utensílios usados. Veículos com equipamentos especiais de sucção somente deverão ser adotados em cidades grandes, devido ao seu alto custo de aquisição e manutenção, apesar que aquisição deste equipamento deverá ser efetuado para limpeza da drenagem pluvial efetuada a pouco tempo..
Costuma-se incumbir ao próprio varredor do logradouro a tarefa de limpeza das caixas de ralo. Ele terá de ser bem instruído e fiscalizado, pois há o risco dele varrer o lixo para dentro dos bueiros, em lugar de recolhê-lo.
Deixo como sugestão exemplos de boca-de-lobo para substituírem as que foram obstruídas pelo asfalto
.

O  correto

  
O  Errado
FONTE http://www.info-ambiental.blogspot.com/