GERAL DO GRÊMIO

 

História

Criada em 2001, a Geral do Grêmio é atualmente a maior torcida do Grêmio. Foi a precursora no Brasil dos movimentos barra brava típicos na América do Sul.[1] No início foi conhecida também pelo nome de Alma Castelhana. Influenciados por ela, surgiram dezenas de outros movimentos semelhantes de torcedores de grandes clubes do futebol brasileiro. Em 2009 um grupo dissidente de torcedores migrou para o lado oposto do estádio, no portão 18 da avenida Carlos Barbosa, criando a torcida intitulada 'Velha Escola'. Em 2010, se juntou novamente à Geral.
A torcida Geral do Gremio usa trapos, barras, bandeiras, bumbos, murgas e faz a famosa Avalanche.

Características

  • A Geral do Grêmio é uma torcida de livre adesão, o que significa que não cobra mensalidade, não possui uniforme e nem controle de quem participa, e conta com as mais variadas faixas (barras), bandeiras e trapos (panos pendurados que exaltam o time e seus ídolos) que são confeccionados e colocados no estádio pelos próprios torcedores.
  • A torcida se posiciona em volta do portão 10, atrás do gol da avenida Cascatinha - hoje avenida Oswaldo Rolla - à direita das cabines de imprensa.
  • A torcida usa seus instrumentos e suas músicas para incentivar o clube mesmo quando está perdendo, outra característica das torcidas latinas.
  • A cada gol do Grêmio no Estádio Olímpico Monumental, a torcida Geral do Grêmio corre arquibancada abaixo. Esse tipo de comemoração é chamada "avalanche".

 Torcidas aliadas

A Geral tem uma grande amizade e união com a La Banda del Parque, que é também a principal torcida de seu clube, o Nacional. A amizade se formou principalmente pelo fato de o Nacional ter vencido o Sport Club Internacional, em uma final de Libertadores, e o Grêmio ter feito o mesmo, derrotando o Peñarol, principal rival do Nacional, na final da Taça Libertadores da América de 1983. Também tem uma forte aliança com a Torcida Uniformizada do Palmeiras, a TUP, e a Torcida Organizada Galoucura (Atlético-MG), uma amizade com a torcida do Coritiba, Império Alviverde, com a Guerreiros do Almirante e Força Jovem do Vasco da Gama. Possui também boas relações com as barras do Universidad de Chile, do Racing Club e do Almagro da Argentina.
FONTE: Wikipédia