Desenvolvimento Metropolitano do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS)




Prefeitos debatem formação de órgão gestor para a Região Metropolitana
 
A constituição de um órgão gestor comum para os municípios da região Metropolitana, formado por prefeituras, Governo Estadual e Federal, foi discutida, ontem (26), durante instalação do Grupo de Trabalho do Desenvolvimento Metropolitano do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS). O prefeito Percival de Oliveira participou do encontro, presidido pelo secretário executivo do CDES, Marcelo Danéris, e contou com a participação de 15 prefeitos da região, representações dos demais municípios e cinco secretários de Estado.

 

Os prefeitos apresentaram propostas e registraram a satisfação e o apoio à iniciativa do Governo estadual de unir esforços em busca de soluções para uma região que reúne cerca de 40% da população gaúcha e é responsável por aproximadamente 50% do PIB.

 

Representando a Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (Granpal), o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, propôs a formação de um Consórcio Metropolitano, formado por uma Assembleia Geral, Agência e Fundo de Desenvolvimento. Uma nova reunião ocorrerá em 20 dias, para que as prefeituras do bloco tragam suas experiências, sugestões e posição sobre as propostas apresentadas.