Semana Estadual do Bebê, em Montenegro-RS

Mães gaúchas podem bater o recorde de amamentação coletiva nesse sábado 
  
Uma grande campanha de mobilização sobre a importância da atenção nos primeiros anos de vida, enfatizando o aleitamento materno, começa neste sábado (20), no Parque Farroupilha, em Porto Alegre. Na ocasião, será lançada a Semana Estadual do Bebê, evento que integra a agenda oficial de eventos do Governo do Estado desde 2003 em todos os municípios gaúchos que desenvolvem o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), hoje implantado em mais de 250 cidades. A finalidade é proporcionar a gestantes e crianças, juntamente com suas famílias, atividades lúdicas, recreativas, informações, serviços na área do desenvolvimento infantil, bem como orientações educativas e preventivas. 
  
Montenegro irá participar do evento com mamães e bebês e mais as visitadoras do PIM, pois entendemos a importância da atividade, além de mostrar o trabalho do PIM de Montenegro nas ações diretas com as famílias, informa a secretária municipal da Saúde, Ana Maria Rodrigues. A programação prevê shows, passeata dos bebês, espetáculos teatrais infantis, circo, personagens infantis, além de serviços à população como teste do dedinho (anemia), orelhinha e visão (com doação de óculos), verificação de pressão, glicose, vacinas, cabeleireiro, massagem para bebês e mamães e muitos outros. 
  
Destaca-se no evento, o projeto Mil Mães Amamentando, que pretende chamar a atenção da população sobre a importância do aleitamento para a saúde dos bebês. Todas as mamães em período de amamentação estão convidadas a participar. O ponto de encontro será no palco do evento, às 10h30min. 
  
O projeto Mil Mães começou em Berkeley (Califórnia, EUA), em 2002, e já passou por Porto Alegre em 2006, quando 324 mulheres amamentaram seus filhos no Cais do Porto. O atual recorde mundial é de 2008, quando 3.738 mulheres deram de mamar simultaneamente por pelo menos um minuto na capital das Filipinas, Manila. Nas Américas, o recorde é do estado brasileiro do Pará, que reuniu 1,6 mil mães.