Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania

Espetáculos teatrais alertam sobre a violência sexual infanto-juvenil 
  
 
Memórias de Nina foi uma das peças apresentadas nesta quarta-feira (10) 
  
Cerca de 750 estudantes da rede municipal e estadual de ensino assistiram a três diferentes peças teatrais. Todos os espetáculos tratavam sobre o mesmo assunto: violência sexual contra crianças e adolescentes. A realização das peças é da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). 
  
As peças teatrais Histórias de Ser Criança, Memória de Nina e Nem por Brincadeira vão de encontro às ações do Programa de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil. Este programa é desenvolvido por um grupo intersetorial composto pela SMHAD, Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Sociedade Beneficente Espiritualista, Conselho Tutelar, Brigada Militar, Polícia Civil, APAE e Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara Municipal de Vereadores. 
  
Segundo a assistente social Neiva Saldanha, o grupo intersetorial trabalha principalmente com atividades de prevenção e atendimento. Ela lembra que no ano passado, as mesmas peças teatrais já haviam sido apresentadas no município. Trouxemos as peças de volta devido ao seu sucesso, afirma. Neiva revela que as apresentações tem como objetivo alertar as crianças sobre a violência sexual, que pode não ser caracterizada apenas pelo contato físico, mas também pelo exibicionismo, abuso sexual verbal entre outros. 
  
Neiva também informa que no dia 27 de novembro, das 9 horas às 11 horas, a SMHAD estará promovendo um pedágio onde será distribuído material orientando sobre a violência sexual contra a criança e o adolescente. O pedágio será realizado na Praça Rui Barbosa, na Via II e na Praça dos Ferroviários.