Primeiro passo para preparar um orçamento



O conhecimento da sua própria situação financeira é o mais importante. Quando você administra suas finanças cuidadosamente, isso lhe permite: 
 1.Rastrear e administrar seus gastos 
 2.Comprar uma casa 

3.Que você e seus filhos se matriculem na escola ou em outros cursos

4.Guardar dinheiro para emergências

 5.Guardar dinheiro para a aposentadoria


10 passos para uma vida financeira estável
Fazer um orçamento exige compromisso, mas as recompensas valem a pena. Confira algumas dicas para alcançar uma situação financeira estável.

1. Domine suas despesas: Corte os gastos desnecessários enquanto você avalia a sua situação financeira. Você pode reduzir suas despesas de várias maneiras. Você consegue realizar o desejo de comprar itens mais caros, por exemplo, trocando refeições em restaurantes por almoços e jantares em casa.  
2. Avalie suas finanças: O primeiro passo para entender a sua situação financeira pessoal é saber de quanto dinheiro você precisa para pagar todas as suas contas. Use nossa Calculadora de Orçamentos para determinar quanto você gasta por mês.
 
3. Estabeleça suas metas: Estabeleça uma grande meta. Pague o que você deve mensalmente ou num número específico de meses ou anos. Use a nossa Planilha de Fluxo de Dinheiro para Rendimentos e Despesas para ajudar a alcançar a sua meta. Isso também pode incentivar a sua família a participar e motivar a todos para atingir seu objetivo.
 
4. Crie seu próprio plano: Coloque no papel seu plano para atingir seu objetivo. A Calculadora de Orçamentos pode ajudar a fixar objetivos para gastos mensais como energia elétrica, telefone,comida, despesas médicas e transporte. Estabeleça objetivos realistas e depois procure gastar menos. Tome decisões importantes para aproveitar o máximo daquilo que ganha para pagar suas contas. Não se esqueça de criar uma reserva para imprevistos, como trocar os pneus do carro ou um tratamento médico emergencial.
 
5. Rastreie seus gastos: Através do plano que você desenvolveu, verifique suas despesas cuidadosamente para encontrar maneiras adicionais de poupar.   Quanto mais dinheiro você puder usar para pagar suas dívidas todos os meses, mais rápido chegará à estabilidade financeira.
 
6. Pague as suas contas mais altas primeiro: Os juros podem se acumular rapidamente em contas de qualquer tamanho. Mas foque primeiro nas contas com as taxas mais altas de juros.
 
7. Procure conhecer as taxas de juros e os encargos devidos por contas atrasadas: Conheça as taxas de juros e os encargos sobre pagamentos atrasados de todas as suas contas. Evite os encargos sobre pagamentos atrasados para garantir que eles não aumentem o valor que você deve e explore opções para taxas de juros mais baixas. Caso você não consiga fazer um pagamento, fale com os bancos ou empresas para os quais você deve e converse sobre a sua situação. Caso você não entenda alguns dos termos nessa seção, você pode usar nosso glossário on-line para encontrar ajuda.
 
8. Pague mais que o mínimo: Você precisa entender que pagar mais que o mínimo pode ser um passo fundamental para atingir seus objetivos. Isso é ainda mais importante no pagamento das faturas do cartão de crédito, embora também possa ser útil no pagamento de outras prestações, como as compras de móveis, eletrodomésticos ou eletrônicos.
 
9. Recompensas para o sucesso: Assuma o compromisso de alcançar suas metas e decida o que é que lhe manterá motivado a cumprir sua decisão. Compartilhe sua meta com alguém que ajude você a *manter a linha*, monitorando –o regularmente para acompanhar seu progresso.
 
10. Seja paciente: Provavelmente levou algum tempo para você chegar a esse ponto e, da mesma maneira, você não vai sair dessa situação de um dia para outro. Procure manter-se motivado. E lembre-se: pagar as suas dívidas mudará a sua perspectiva de vida. O esforço vale a pena. 

As recompensas de se fazer um orçamento
À medida que você emprega esforços para atingir a sua meta, será cada vez mais fácil planejar, poupar para o futuro e criar riqueza em vez de se preocupar em pagar por coisas compradas anteriormente.
Embora algumas das recompensas de entender a sua situação financeira atual e de pagar as suas dívidas sejam tangíveis, as maiores recompensas são difíceis de medir com uma calculadora. 
Desenvolver bons hábitos financeiros para administrar seu dinheiro proporciona acesso a taxas de juros mais baixas e a termos de empréstimos mais favoráveis. Permite ainda comprar uma casa ou fazer a viagem dos seus sonhos. E embora esses benefícios sejam importantes, é o valor intrínseco de pagar suas dívidas que mostra que esse esforço vale à pena. 
Em resumo, viver sabendo que a sua situação financeira é estável e que você está livre de dívidas, cria a liberdade e a capacidade de focar nas pessoas mais importantes na sua vida – você e sua família.