MITRA DA DIOCESE DE MONTENEGRO 1º/11/2010

DIA DE FINADOS É O DIA DO AMOR
Para nós, cristãos, o Dia de Finados não é lamentar a morte, mas celebrar a vida. Nós sabemos e cremos que nossos entes queridos que já partiram para a Casa do Pai não morreram, mas entraram na vida eterna. Dia de Finados é o dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
Francisco de Assis chamava a morte de irmã: bendita sejas irmã morte corporal... Sabia bem Francisco que a morte é o começo da grande aventura humana que nos levará à visão de Deus, face a face, onde experimentaremos vivências que olho algum jamais viu, ouvido nenhum jamais experimentou e coração humano jamais imaginou, segundo afirma São Paulo.
Em toda morte há uma nova vida, porque a morte não tem a última palavra.
Morre a semente para nascer a flor.
Morre o cristão para nascer em Deus.
Em toda morte há uma nova vida...
Ninguém me tira o orgulho de amar a lembrança e cultivar a saudade de meus pais, meus irmãos, de tantos que me amaram e de tantos que eu amei.
Ninguém apaga de meu coração e de minha memória o sorriso e o afeto de quantos me eram caros e continuam sendo caros desde a eternidade.
Nosso Bispo Dom Paulo tem uma posição altamente cristã e teológica quando diz: “Não rezemos pelos mortos. Rezemos com os mortos!”
Quantas vezes, ao orar, peço que me acompanhem meus pais, irmãos e amigos que já partiram e com os quais tantas vezes rezei em minha vida.
Nesta parceria, levo uma grande vantagem: eles rezam comigo, contemplando a face de Deus e de Maria...

Texto do Diácono Ernesto Costella


PASTORAL LITÚRGICA PROJETA ATIVIDADES PARA O PRÓXIMO ANO
As coordenações de Liturgia das Áreas Pastorais da Diocese estiveram reunidas na Cúria, no último sábado, dia 30 de outubro. No encontro, foram partilhadas e avaliadas as atividades deste ano.  Também foram debatidas propostas para formação litúrgica na Diocese e o calendário para 2011.
A próxima reunião da Pastoral Litúrgica foi marcada para o dia 19 de fevereiro, às 8h30min, na Cúria. Antes disso, dia 20 de novembro, haverá ensaio de cantos (Advento e Natal), também na Cúria, às 8h30min. Todos os animadores da Diocese são convidados a participar.

Foto: Pastoral Litúrgica


CLJ CRIA LOGOMARCA DIOCESANA
Em reunião realizada no último sábado, dia 30 de outubro, jovens e tios do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) escolheram a identidade visual que vai caracterizar o movimento como Diocese. O modelo terá algumas alterações sugeridas no encontro, e assim que estiver pronto, será divulgado. Os grupos de CLJ divulgaram as datas dos retiros e eventos para 2011 e fizeram indicações para a próxima coordenação diocesana, que será definida até o final do ano. 

Foto: CLJ 
Amanda FetznerAssessora de Comunicação da Diocese de Montenegro
MITRA DA DIOCESE DE MONTENEGRO
Rua Assis Brasil, 1167
95780-000 - Montenegro/RS
Telefone: (51) 3632 3320 ou (51) 9172 2700
www.diocesemontenegro.com.br