INFORMATIVO GERAL DA DIOCESE DE MONTENEGRO 03.11.2010

DIOCESE PARTICIPA DA CELEBRAÇÃO DE BEATIFICAÇÃO DE BÁRBARA MAIX

No próximo sábado, dia 6 de novembro, a Igreja Católica festeja a beatificação de Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. A Diocese de Montenegro participará deste importante momento, representada por centenas de fieis que irão até o Gigantinho, em Porto Alegre, onde ocorrerá a celebração, a partir das 13h30min.

De Salvador do Sul, onde há irmãs do Imaculado Coração de Maria, sairão quatro ônibus e uma van. De Taquari, outro município que conta com a presença da Congregação, sairão dois ônibus. Outras cidades, como Estrela e São José do Hortêncio também estão se mobilizando.

A irmã Regina Sidegum, diretora do Instituto Bárbara Maix, de Salvador do Sul, destaca que a cerimônia foi amplamente divulgada em toda a Diocese, nos mais diversos eventos e através dos padres. Estamos muito felizes, afirma, ressaltando que o evento não é das irmãs, mas de toda a Igreja.





Quem foi Bárbara Maix

A jovem austríaca nasceu em 1818, em Viena. Desde pequena mostrava fé e amor a Deus. Foi expulsa de seu país por perseguição religiosa, movida pela revolução liberal de 1848. Acompanhada por 21 moças, embarcou rumo ao Brasil e, já no Rio de Janeiro, fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, atuando nas áreas da educação e dos cuidados com a saúde dos órfãos, crianças e mulheres pobres.

No Rio Grande do Sul, assumiu um asilo em Pelotas e a roda dos excluídos da Santa Casa de Porto Alegre. Viveu 14 anos na capital gaúcha e retornou ao Rio de Janeiro, onde faleceu dia 17 de março de 1873, aos 54 anos. Seus restos mortais estão depositados na Capela São Rafael, em Porto Alegre.



Milagre ocorreu em Caxias do Sul

No dia 10 de julho do ano de 1944, Onorino Ecker tinha apenas quatro e se aquecia ao redor do fogo com seus irmãos. Uma panela de água fervendo estava pendura numa corrente sobre o fogo. Um dos irmãos bateu na corrente e a água derramou. O vapor e a cinza vieram por cima de Onorino, que caiu nas brasas.

O menino sofreu queimaduras de terceiro grau. Já no hospital, as unhas caíram e ele sofreu convulsões. Nem os médicos acreditavam na recuperação. Então a Irmã Dulcídia Granzotto, enfermeira da Congregação do Imaculado Coração de Maria, pais e amigos iniciaram uma novena, invocando a intercessão de Bárbara Maix. Após 15 dias, Onorino deixou o hospital completamente curado, sem nenhuma cicatriz.



Oração

Deus, Pai de bondade e misericórdia, que escolhestes Bárbara Maix para cumprir sempre e em tudo a Vossa Vontade, especialmente junto aos mais necessitados, concedei-nos, Vós que conheceis nossas esperanças e sofrimentos, a Graça de que tanto precisamos.


Amanda Fetzner
Assessora de Comunicação da Diocese de Montenegro

MITRA DA DIOCESE DE MONTENEGRO03.
Rua Assis Brasil, 1167
95780-000 - Montenegro/RS
Telefone: (51) 3632 3320 ou (51) 9172 2700
www.diocesemontenegro.com.br