Câmara de Montenegro Vai aos Bairros e ao Interior




Câmara Vai aos Bairros e ao Interior: Moradores da Vendinha querem água potável

Água potável: uma das principais reivindicações de moradores de Vendinha, presentes na noite de quarta (10) no pavilhão da Igreja Santo Antônio, em mais uma reunião do projeto A Câmara Vai aos Bairros e ao Interior. Na apresentação inicial, os Vereadores ressaltaram que o maior objetivo era ouvir a comunidade. Posteriormente, poderiam usar suas ferramentas, como Pedidos de Informação, de Providências e de Indicação, para cobrar melhorias da Prefeitura na infra-estrutura e nos serviços de Saúde e Educação, dentre outros, prestados na localidade.
    Em sua fala, o presidente da Associação Comunitária da Vendinha, Décio Pereira dos Santos, além de enfatizar a necessidade da rede de água, reivindicou o empenho dos Vereadores em cobrar da Prefeitura melhorias nas ruas. Alega que foram feitas várias solicitações, mas é alegada a falta de material. A própria rua em frente à Igreja, recentemente asfaltada, já apresenta problemas devido ao trânsito de caminhões pesados, alerta.
Décio cobrou divulgação mais intensa do horário de passagem do Ônibus da Saúde, para que maior número de moradores possa acessar o serviço, o que, segundo ele, não vem acontecendo. Reclamou ainda que, em suas passagens pela localidade, a equipe da Prefeitura responsável pela manutenção da iluminação pública troca apenas uma luminária, enquanto a necessidade seria bem maior.
    Miriam de Ávila, em nome da Escola Estadual Adão Martini, solicitou engajamento dos Vereadores para cobrar a construção de uma passagem exclusiva para pedestres, paralela a BR 386. Traria maior segurança aos alunos, que correm perigo ao atravessar a rodovia. Também segundo Miriam, seria importante uma escola de Ensino Médio na localidade. Para cursar o antigo 2º Grau, os estudantes precisam se deslocar à sede do município.  
    Ocorreu ainda entrega de ofício com reivindicação de moradores que pedem solução urgente para o conserto e manutenção das margens da Estrada de Vendinha, especialmente entre a Escola Estadual Adão Martini, a partir da Oficina do Ireno até a rótula de acesso BR 386 e Pedreira Vila Rica, e do portão desta até o Pesque & Pague. Segundo o texto, além do trânsito de veículos dos moradores, circulam diariamente quatro linhas do transporte escolar, que enfrentam as dificuldades de uma estrada em péssimo estado de conservação.

Reivindicações da Timbaúva com o prefeito
     
Na manhã seguinte, quinta-feira (11), os Vereadores entregaram oficialmente ao prefeito Percival de Oliveira (PMDB) as reivindicações apresentadas pelos moradores da Timbaúva. O encontro com o Chefe do Executivo e os edis José Alfredo Schmitz (PPS), Presidente da Câmara, Marcelo Cardona (PP), Laureno Renner (PSB) e Marcos Gehlen (PT) ocorreu no Palácio Rio Branco.
    Tuco reforçou ao prefeito que o objetivo do projeto é aproximar o Legislativo das comunidades e ainda contribuir com o Executivo, encaminhando a ele os principais anseios apurados nas reuniões, criando ferramenta útil de diagnóstico.
    Percival recebeu o documento das mãos de Schmitz e lembrou que, recentemente, respondeu Pedido de Informação da Câmara, que visava apurar como está o atendimento das solicitações anteriores.

Reivindicações

Construção de ginásio de esportes no Bairro São Pedro
Transformação do antigo módulo da Brigada Militar em um telecentro
Construção de uma pracinha
Alteração trânsito Bruno de Andrade
Aumento do número de horários ônibus urbano