SECRETARIA DE OBRAS DE MONTENEGRO



SMOP anuncia série de novidades

Em coletiva de imprensa na Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), na tarde de hoje (01), o secretário Ricardo Senger anunciou uma série de ações de sua pasta. Na ocasião, foi assinada a ordem de início das obras do pórtico na RS 287, entre a empresa BMZ Couros e a Policia Rodoviária Estadual. Também foi debatida a acessibilidade do município e anunciadas novidades nas obras da Praça Rui Barbosa.

As obras do pórtico serão supervisionas pelo arquiteto e diretor de Projetos de Engenharia, Ricardo Wunsch, e devem cobrir toda a extensão da RS-287. O plano também prevê que o pórtico tenha cinco metros de largura. Este é um projeto pronto e licitado. O empreiteiro possui 60 dias para completar as obras, destaca Wunsch. Este é o maior pórtico dos quatro que o município deve receber e tem o custo total avaliado em cerca de R$ 100.000,00. O pórtico deve ter quatro pilares além de uma cobertura metálica.

Acessibilidade

Estimativas apontam que Montenegro possui cerca de 800 deficientes físicos. Em prol desta população e visando adequar-se à Lei Federal n.º 10.098/2000 e o Decreto n.º 5.296/2004, a SMOP está buscando a maior acessibilidades dos estabelecimentos do município. Qualquer local público deve ter o acesso facilitado, afirma Senger. O secretário lembra que não são apenas rampas de acessos que buscam essa facilidade, mas também a instalação de banheiros adaptados.

Não estamos liberando nenhum projeto que não esteja adequado às novas normas, ressalta Wunsch. O secretário garante que novos alvarás também só são liberados após os estabelecimentos estarem de acordo com a Lei Federal. Reuniões com comerciantes e entidades já estão acontecendo para alertar sobre a nova norma. O projeto não contempla apenas cadeirantes, mas deficientes físicos em geral, como pessoas cegas, sem perna ou um braço, além de pessoas com mobilidade reduzida.

Para assessorar a Administração Municipal na questão de acessibilidade a SMOP analisa contratar uma ONG de São Paulo. Segundo Senger, a organização teria pedido cerca de R$ 78.000,00 para assessorar a Prefeitura nas questões de adaptação. Acessibilidade é uma questão muito complexa, lembra o secretário. O diretor de Projetos de Engenharia afirma que Montenegro está apenas nos primeiros passos para ter uma melhor acessibilidade.

Durante a coletiva, Ricardo Senger também afirmou que, na próxima semana, será apresentada a empresa que adotou a Praça Rui Barbosa. A empresa ficará responsável pela manutenção do local. Este recurso é muito utilizado em grandes cidades, afirma o secretário.