MAR NEGRO DE PETRÓLEO NO GOLFO DO MÉXICO


O gigante petroleiro britânico BP indicou nesta quinta-feira que os esforços para conter a maré negra causada pela explosão há mais de um mês de uma de suas plataformas no Golfo do México já custaram US$ 1,43 bilhão.
A BP acrescentou desconhecer os motivos que justifiquem a queda de quase 16% das ações do grupo em Wall Street na quarta-feira. Nesta quinta, pela manhã, a cotação da BP chegou a cair 15% na bolsa de Londres.
Sobre os custos da maré negra, o gigante petroleiro assinalou, em um comunicado, que chegariam a aproximadamente US$ 1,43 bilhão, incluindo os custos de resposta e contenção de vazamento, as subvenções aos estados do Golfo, o pagamento de reclamações e os custos federais.

72 horas
Ontem o governo americano deu à British Petroleum (BP) um prazo de 72 horas para apresentar um plano detalhado com as medidas para acabar com o vazamento de petróleo no Golfo do México.
O contra-almirante da Guarda Litorânea James Watson enviou no dia 8 de junho uma carta ao diretor-geral de operações da BP nos Estados Unidos, Doug Suttles, com o ultimato.
A BP deve apresentar os planos dos processos paralelos, contínuos e alternativos de recolhida, incluindo um calendário de aplicação no prazo de 72 horas depois do recebimento desta carta, disse Watson, membro da equipe de coordenação dos trabalhos de contenção do derramamento.
O vazamento causado pela explosão e posterior afundamento de uma plataforma de petróleo operada pela companhia deixou milhões de litros de petróleo no Golfo do México, pelos quais a BP é responsável, ressaltou.
Fonte: Terra