NACIONALIZAÇÃO DOS BANCOS É A SOLUÇÃO


Para Roubini, nacionalização temporária de bancos é a melhor solução para a crise

Para o economista Nouriel Roubini, a nacionalização temporária das instituições financeiras dos EUA seria a melhor solução para garantir a sobrevivência do sistema, disse em entrevista à CNBC nesta terça-feira (24).

Apesar da reação da maioria dos investidores com a notícia de que os governos, principalmente aquele norte-americano, estariam injetando capital nos bancos e assim tornando-se também acionistas, Roubini afirma que essa é a medida certa para a situação atual e também aquela mais "amigável" para o mercado.

"A solução amigável para o mercado é a nacionalização temporária", disse ele. "Fazer algo pontual e radical deve melhorar o sentimento do mercado. Se não fizermos algo do gênero, corremos o risco de acabar como o Japão, que teve bancos zumbis por uma década", acrescentou.

"To big to fail, to big to save"
Segundo ele, o movimento de consolidação do setor financeiro que aconteceu nos anos antes da crise agravou a situação atual, uma vez que assim foram criadas instituições que são grandes demais para falir, e da mesma forma grande demais para salvar.

"Se você não nacionalizá-los temporariamente, o compromisso fiscal será maior. A alternativa é um perigoso espiral deficitário. Corremos o risco de acabar em uma situação de quase depressão para a economia dos Estados Unidos assim como para a global se não tomarmos essa ação radical como necessária", completou Roubini.

Essas medidas deveriam ser levadas em consideração também pelas autoridades europeias, afirmou ele. Em seguida, as taxas de juros deveriam ser reduzidas à zero, e a crise do setor imobiliário resolvida para que uma depressão econômica na região seja evitada.

Fonte: InfoMoney.com