MASISA E O PANTIO DE EUCALIPTO EM MONTENEGRO


Masisa continua reunião no interior para incentivar plantio de eucalipto

A empresa Masisa continua a série de reuniões com produtores das localidades do interior de Montenegro, com o objetivo de divulgar o Programa de Fomento Florestal que incentiva o plantio de eucalipto visando parte do abastecimento para consumo futuro da fábrica. Nesta quinta-feira (26), a reunião acontece no Estabelecimento de "Beto Leitão" e irá atender as comunidades de Pesqueiro e Volta do Anacleto.

No Programa de Fomento Florestal, os produtores rurais terão a garantia de venda da produção (madeira) no valor de mercado a um preço competitivo. Terão ainda acesso a tecnologia de ponta e recursos que possibilitam o plantio (mudas, insumos e recursos financeiros). Com isso eles terão uma diversificação da receita de sua propriedade.

Para a empresa, a parceria também é válida, pois garante o suprimento sustentável da madeira, um menor investimento em aquisição de terras e uma maior integração da empresa com a comunidade. O programa ocorrerá através de financiamento da Caixa RS, com recursos do BNDES. A Masisa entra como garantidora e, no final do ciclo, em cerca de sete anos, os agricultores pagam o investimento com a própria madeira.

Além disso, a empresa também fará um assessoramento no licenciamento ambiental da propriedade onde o eucalipto será plantado. Ela também fará toda a medição e o levantamento topográfico necessário.

O Programa de Fomento Florestal da Masisa foi criado em 2003 no Paraná, visando suprir as necessidades de madeira da unidade de Ponta Grossa. O objetivo é suprir até 60% das necessidades de madeira da nova fábrica, oferecendo uma fonte alternativa de renda para os produtores rurais da região.

Datas das reuniões:
26/02 - 19h30min.
Comunidade de Pesqueiro e Volta do Anacleto
Local: Estabelecimento do "Beto Leitão"

12/03 - 19h30min.
Comunidade de Rua Nova e Calafate
Local: Ginásio da Escola de Rua Nova

19/03 - 19h30min.
Comunidade de Porto Garibaldi e Volta do Anacleto
Local: Propriedade de Paulo Griebeler